5 Tendências para Restaurantes em 2021

mulher e homem montando prato com o titulo 5 tendencias para restaurantes em 2021

Poucos analistas poderiam prever o que aconteceria em 2020. Mudanças que transformaram todos os mercados, obrigam milhares de empresários a repensar os negócios e a forma como se relacionam com os clientes. Com todo o ocorrido neste último ano, as projeções para 2021 para o setor de restaurantes e delivery mudaram de foco.

Confira a lista abaixo das principais tendencias para o mercado de bares e restaurantes para o ano de 2021:

 

Consolidação do Delivery e Take Away

Disponibilizar aos clientes maneiras de consumirem os pratos dos seus restaurantes favoritos através do delivery ou take away tornou-se uma forma dos estabelecimentos continuarem vendendo.

Muitos restaurantes que atendiam exclusivamente de forma presencial precisaram aprender e adotar esta nova forma de negócio. E em 2021, a expectativa é que o delivery e o take away não percam sua importância. O que antes era um diferencial, agora é uma necessidade.

O Delivery e o Take Away devem ser bem planejados, imaginando toda a experiência do cliente no momento de consumir o produto. A embalagem precisa manter a temperatura do alimento, o visual precisa estar adequado, assim como o sabor. Além disso, sua equipe precisa estar treinada para realizar um atendimento remoto, solucionando os possíveis problemas que podem ocorrer durante este processo.

 

Presença Digital e Online

Com todas as inovações tecnológicas aplicadas ao setor de food service, tornou-se uma necessidade aos restaurantes, assim como oferecer bons pratos ou preços justos.

As redes sociais vão além do local para se fazer propaganda do seu negócio, mas servem de espaço para se criar e cultivar o relacionamento com os clientes. Seja para responder dúvidas e reclamações, oferecer descontos ou comunicar sobre um novo produto.

Além disso, a tecnologia trouxe soluções que facilitam os negócios, como o Cardápio Online. Ele facilita a escolha dos produtos, otimiza o tempo de atendimento da sua equipe e aumenta o ticket médio dos pedidos, uma vez que o cliente pode escolher sozinho acompanhamentos, sobremesas ou bebidas.

Para o momento em que os clientes voltarem aos salões dos restaurantes existe o Cardápio Digital, um QRCode que possibilita o acesso do cardápio através do celular e que substitui o cardápio tradicional impresso. Além da questão de segurança, o atendimento é agilizado, já que não é necessário um garçom anotar os pedidos.

 

Protocolos de segurança

Não iremos esquecer de uma hora para outra todos os cuidados impostos pela pandemia. E isso será sentido pelos próximos anos, com cuidados que antes não existiam. Todos estes protocolos adotados durante 2020 deixaram as pessoas mais exigentes quanto à segurança e cuidados com a saúde.

Manter o ambiente limpo e seguro será fundamental para conquistar e manter os clientes. Apostar em um ambiente acolhedor, alegre, bonito também podem ser diferenciais para atrair mais público. Criar uma experiência agradável e segura é uma boa aposta para 2021.

 

Comfort Food

Restaurantes com pratos mais sofisticados e de alta gastronomia perderam espaço durante o ano de 2020. Muitos chefs famosos e estrelados fecharam as portas ou mudaram suas estratégias. 

Esta mudança deu espaço ao chamado Comfort Food de primeira linha, que nada mais é do que a comida caseira com um toque especial. É aquele tipo de comida caseira da casa da mãe, que remete à infância e às coisas mais deliciosas da vida.

 

Dark Kitchen

A última, mas não menos importante, é a chamada dark kitchen (também conhecida como ghost kitchen). São espaços criados e otimizados para oferecer exclusivamente comidas para viagem.

Estes espaços não têm salão para servir os clientes, e geralmente atendem via serviços de aplicativos de delivery. Um grupo de restaurantes pode operar no mesmo espaço de forma compartilhada, otimizando ainda mais o espaço.

A pandemia do COVID-19 nos fez repensar o mercado e a forma tradicional de atuação. Obrigou os negócios a inovarem e buscarem soluções para continuarem existindo. 

 

As pessoas precisam comer e buscam experiências que satisfaçam esse desejo. Os donos de restaurantes precisam estar preparados para as tendências apontadas pelos especialistas, mas também atentos aos movimentos do mercado.

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