Como organizar filas nos restaurantes e fidelizar clientes

mulher brava em frente a salão de restaurante - sistema para restaurantes controle na mão

Longas filas de espera no seu restaurante podem ser um indício de sucesso nos negócios. Mas por melhor que seja a comida, ninguém gosta de ficar esperando, principalmente quando se está com fome. Negligenciar a fila ou não oferecer atendimento aos clientes que estão aguardando pode gerar insatisfação e fazer com que os clientes não retornem ao seu estabelecimento.

Criar estratégias para organizar a fila de espera do seu restaurante é fundamental para tornar a experiência do seu cliente mais agradável e continuar sempre com a casa cheia! Seja transparente e informe o tempo estimado de espera. Aproveite a oportunidade para tornar este momento agradável, oferecendo um espaço confortável, com aperitivos, criando uma experiência positiva.

 

Equipe Qualificada

Treinar sua equipe é fundamental para oferecer uma experiência positiva no seu restaurante. 

Atender os clientes de forma amigável, conhecer os pratos do cardápio e capacitar os funcionários no uso do sistema de gestão são fundamentais para agilizar o atendimento. A harmonia entre a equipe e cozinha também devem ser levadas em consideração.

 

Organização do estabelecimento

Defina com sua equipe a forma de atendimento e forneça meios para que o trabalho seja otimizado durante a operação, dando autonomia para que todos executem suas funções.

Um profissional na recepção poderá orientar os clientes sobre o prazo estimado de espera, direcionar para as mesas vazias e passar informações sobre o funcionamento do estabelecimento. 

Um Frente de Caixa integrado ao sistema de pedidos agiliza o pagamento, facilitando o fechamento das mesas.

 

Tecnologia para reduzir tempo de espera

Por mais entrosada e treinada que esteja sua equipe, é preciso oferecer formas de facilitar e otimizar o trabalho. Citaremos algumas ferramentas criadas que podem 

Comandas Eletrônicas

As Comandas Eletrônicas facilitam bastante o trabalho da equipe, já que é possível, com poucos cliques, adicionar e acompanhar todos os pedidos realizados.

A comunicação automática com os pontos de produção também agilizam o fluxo de trabalho, diminuindo o tempo de espera e erros.

Cardápio Digital

O Cardápio Digital fornece uma maneira prática e segura do cliente realizar pedidos dentro do estabelecimento, sem a necessidade de aguardar o atendimento do garçom. Desta forma, a equipe fica livre para outras atividades.

É possível oferecer combos e promoções, estimulando o consumo de novos pratos e aumentando o ticket médio do pedido. Pode ser integrado ao pagamento online, gerando mais comodidade aos clientes.

Autoatendimento

Um totem de Autoatendimento pode auxiliar diversos segmentos de restaurantes, como fast food, cafeterias, hamburguerias, etc.

O autoatendimento oferece uma forma diferenciada de finalizar o pedido, dando total autonomia ao cliente para adicionar os produtos que deseja e escolher a forma de pagamento desejada.

 

Conheça seu público

Você precisa conhecer seu público e os hábitos de consumo para que seu estabelecimento esteja preparado para receber os clientes.

Eles aparecem no almoço? Algum dia da semana? Datas comemorativas? Quanto tempo eles permanecem no estabelecimento?

São diversas perguntas que você, empresário atento, pode saber responder pela experiência conduzindo o negócio. Outra forma de obter esses dados é através de relatórios do sistema, que organizam informações relevantes para sua operação. Com estes dados em mãos é possível fazer previsão do estoque, do tamanho da equipe e como melhor atender seus clientes.

 

Planejamento em datas especiais

Durante o ano temos várias datas comemorativas e que costumam levar muita gente aos restaurantes. Dia das mães, dia dos pais e dia dos namorados são algumas das datas especiais. 

Seu estabelecimento precisa estar pronto para este aumento de demanda, seja com um estoque maior de insumos, uma equipe que seja capaz de atender a demanda e prezar pela qualidade. De nada adianta atender um número maior de pessoas e todas saírem frustradas com os pratos ou atendimento.

 

Como você lida com as filas? Já aplicou as dicas que reunimos neste post? O Sistema para Restaurantes ControleNaMão oferece soluções para bares, restaurantes e similares. Desenvolvemos o sistema para otmizar sua operação. Quer saber mais? Envie uma mensagem e converse com um especialista!