Como melhorar a  experiência do cliente em bares e restaurantes

mão de garçom selecionando produtos em tela de computador - controlenamao

Todo empreendimento, além de atrair novos clientes, também pretende manter os que já tem. Porém, você sabe de que forma pode fazer isso?

A experiência do consumidor é um jeito agradável e muito eficaz para conquistar as pessoas. É a partir dela que o consumidor interage com a sua marca sem, necessariamente, estar em contato com o seu produto. 

De acordo com a professora do curso de Hotelaria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Viviane Salazar, as pessoas vivem na Era da Experiência desde o início dos anos 2000. Para ela, as experiências mais completas são aquelas que estimulam e envolvem os cinco sentidos – e é por isso que cada uma é única, já que  nenhuma pessoa é igual à outra.

Os três estágios da experiência do cliente

Engana-se quem acha que a experiência se dá apenas num único momento. Na realidade, para  ser completa e eficiente, ela precisa ter três etapas:

  • Pré-experiência: é a primeira impressão, aquela que irá desenvolver a expectativa do cliente.
  • Experiência: é o momento em que o cliente estará consumindo e usufruindo do seu produto.
  • Pós-experiência: após a segunda etapa, o cliente irá avaliá-la e, se positiva, compartilhar com amigos e conhecidos.  

Como a experiência acontece em bares e restaurantes

Um restaurante ou um bar precisa ter mais do que apenas comida boa. É preciso ter, também, todo um cuidado com o atendimento e com o preparo de um prato, por exemplo.

A esses fatores dá-se o nome de food experience, que nada mais é que a tradução literal do termo: experiência da comida.

Um aspecto que se destaca dentro da food experience é a autonomia para fazer o pedido, o que o sistema ControleNaMão possibilita facilmente. 

Também podemos destacar outros fatores:

Comida

Elemento principal de um bar ou restaurante, a comida ainda é o ponto mais importante para um cliente.

Uma comida que possui um bom aroma, textura, aparência e sabor já traz uma enorme vantagem ao estabelecimento. E quando acompanhada de uma boa conversa ou música, a experiência sensorial do cliente fica completa, uma vez que os cinco sentidos foram utilizados.

Bom atendimento

Ser bem recepcionado é algo que toda pessoa espera quando resolve conhecer novos lugares. Então, orientar os seus colaboradores a sempre excederem a expectativa dos clientes é algo que não pode deixar de ser feito – e o mesmo vale para o delivery. 

Em um momento em que boa parte das pessoas está fazendo pedidos sem sair de casa, atentar-se aos detalhes da entrega faz toda a diferença. Por isso, personalizar as embalagens, deixar recados direcionados a quem fez a compra ou oferecer cupons de desconto são algumas maneiras de fidelizar o cliente.

Pós-venda

Depois que o cliente foi embora, não deixe que ele vá de vez. Para isso, crie uma boa relação a partir de estratégias de pós-venda, seja por meio das redes sociais ou por um programa de fidelidade.

Você pode conhecer um pouco mais sobre o assunto neste artigo.

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