Economia em tempos de pandemia: como bares e restaurantes podem poupar nesta época

pessoa fazendo contas em calculadora, planilha e lapis na mao - controlenamao

Apesar do cenário pouco positivo, algumas medidas podem minimizar os danos.

O setor de alimentação é fundamental para a economia do Brasil. Correspondente a 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB), a área gastronômica gera cerca de 1,4 milhão de negócios e, em 2018, faturou R$ 176 milhões. No entanto, com a chegada da pandemia do país, o setor tem sido um dos mais afetados pela crise. 

A previsão, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar) é de que 30% dos bares e restaurantes fechem por conta dos efeitos da pandemia. Até o momento, 40 mil dos 160 mil trabalhadores da área já foram mandados embora, segundo as entidades. 

Apesar do cenário ruim, algumas medidas podem ser tomadas para minimizar esse dano e ajudar o empresário a se reerguer. Pensando nisso tudo, separamos algumas dicas de especialista para você enfrentar esse momento de uma maneira mais positiva e ainda por cima, poupando.

Negocie com os fornecedores

Em um momento tão atípico quanto esse, o que seu negócio mais precisa é de parceiros que trabalhem de mãos dadas com você. Para uma boa sobrevivência do seu empreendimento, faça um bom gerenciamento com seus fornecedores. 

Exponha sua real situação e sinalize que há alternativas para que ambos continuem fazendo negócios juntos. Tente negociar e diminuir o máximo que puder o valor dos insumos, de forma que fique justo para ambos. 

Além disso, é preciso avaliar a real necessidade de continuar com alguns fornecedores. Enxugue ao máximo. 

Reavalie o cardápio

Neste momento, tudo que não é necessário deve sair, mesmo que temporariamente. Por isso, reavalie os pratos de seu cardápio e veja se é necessário ter tantas opções que utilizem insumos tão diferentes. Faça um rankeamento dos pratos mais pedidos e os mantenha no cardápio. Os que normalmente são deixados de lado, encerre por hora. 

Automatize a gestão do seu negócio  

Ter uma ferramenta que te auxilie a gerir seu negócio é perfeito neste momento. Ao invés de perder tempo buscando soluções para problemas diários, como fechamento de caixa, envio de notas para contador, tirar relatórios de vendas, entre outras, invista suas energias em outras áreas. 

Hoje, o mercado tecnológico oferece várias opções para facilitar essa gestão. Uma delas é a plataforma ControleNaMão. O sistema oferece recursos digitais para a melhoria na agilidade do atendimento e gestão por meio de várias opções, entre elas: frente de caixa, controle de estoque, comanda eletrônica, autoatendimento, cardápio digital, emissão de nota fiscal, delivery e o aplicativo de pedidos que pode ser acessado na forma de cardápio digital pelo cliente final.  

O bacana de contar com sistemas automatizados como o do ControleNaMão é que os módulos podem ser comprados separadamente ou, ainda, todos juntos. Com todas essas soluções, você poderá focar em outros pontos importantes para o seu negócio, como a gestão de pessoas, o gerenciamento dos fornecedores, entre outros pontos. 

Poupe alimentos

Não esqueça de poupar. Evitar desperdícios é economizar na certa. Compre somente alimentos e insumos que necessita para aquele momento e para suas receitas padrões. Gerencie a data de vencimento e cuide para que nada estrague. 

Economize na conta de luz

Quem possui um negócio sabe como a fatura de energia tende a pesar no bolso. Por isso, a Geração Distribuída é uma opção para que pequenos e médios empresários possam diminuir a fatura de energia em até 15%. 

A GD é uma modalidade de uso de energia autorizada pela Aneel desde 2016. Para fazer uso do recurso, não é necessário que o comerciante instale placas solares ou faça qualquer outra mudança no espaço físico. No entanto, é necessário fazer parte de uma cooperativa (grupo de empresários) e contratar a energia diretamente da geradora. E, para ter menos dor de cabeça, algumas empresas, como a Gedisa, fazem toda a organização e controle entre a empresa e a geradora de energia.

Sobre o ControleNaMão

ControleNaMão é uma plataforma que surgiu após dois empresários perceberem a necessidade de uma tecnologia mais moderna para bares e restaurantes. O aplicativo oferece recursos digitais para a melhoria na agilidade do atendimento e gestão da empresa por meio de várias opções, entre elas: frente de caixa, controle de estoque, comanda eletrônica, autoatendimento, cardápio digital, emissão de nota fiscal, delivery e o aplicativo de pedidos que pode ser acessado na forma de cardápio digital pelo cliente final.
O aplicativo está disponível para download no Google Play, e o empresário que desejar pode fazer um teste gratuito. Basta acessar: www.controlenamao.com.br e realizar seu cadastro. Para baixar o aplicativo basta acessar: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.controlenamao.pdv