Marketing Digital para Restaurantes

homem e mulher em cafeteria vendo celular | sistema para restaurantes controle na mão

No cenário que vivemos durante os últimos meses, diversos segmentos do mercado precisaram se reinventar, transformando sua operação e buscando novos públicos. Para não fechar as portas muitos restaurantes precisaram adaptar sua forma de trabalho para atender o delivery e, nesse contexto, o marketing digital ajudou muitas empresas a se destacarem no mercado e conquistarem novos clientes.

Se antes da pandemia a presença da marca no meio digital era importante, agora tornou-se questão de sobrevivência. Clientes estão cada vez mais exigentes e demandam atendimento diferenciado num mercado cada vez mais competitivo. Por isso, trouxemos dicas de como iniciar e ampliar o uso do marketing digital no seu restaurante!

 

1 - Conhecer seu público-alvo

Você conhece o seu cliente? Esta pergunta pode parecer simples de responder, mas não é!

Conhecer bem o seu público é fundamental para a sobrevivência do seu negócio. Você precisa saber para quem está vendendo para fazer o planejamento do seu restaurante.

Quem é o seu cliente ideal?

  • Qual a faixa etária?
  • Ocupação profissional?
  • Classe social?
  • Quais os gostos e interesses?

Conhecendo mais a fundo seu cliente, ficará mais fácil definir seu planejamento. Seja para comprar insumos, adotar uma nova forma de pagamento ou criar posts nas redes sociais.

Entendendo esse perfil, ficará mais fácil antecipar crises e planejar os próximos passos rumo ao sucesso!

2 - Presença online

Tão importante quanto ter um salão organizado, com mesas limpas e ambiente agradável é investir em uma apresentação profissional na internet.

O seu site deve apresentar seu restaurante, responder as perguntas que os clientes vieram buscar (como horário de funcionamento, endereço, etc.) e oferecer formas de contato. Utilize o site para informar mais sobre o seu restaurante, sobre sua história. Conte mais sobre os pratos e como foram criados. Este deve ser um espaço de apresentação e encantamento do seu cliente.

Nas redes sociais é preciso ter um perfil atualizado, interagir com seus clientes, vender seu produto e apresentar os diferenciais do restaurante. Um grande diferencial é oferecer uma forma simples e rápida do cliente fazer um pedido, como o Cardápio Online.

 

3 - Relacionamento

Com a popularização de ferramentas de comunicação, ficou mais fácil interagir com seu cliente.

Crie conteúdos que gerem interesse e despertem o desejo do seu cliente em seguir sua marca nas redes sociais. Se o seu público gosta de futebol, pode ser uma boa fazer uma promoção que interaja com o assunto. 

Prestar um atendimento de qualidade pode gerar novos negócios. Uma equipe bem treinada e focada em converter vendas pode trazer bons resultados.

 

4 - Medir resultados

O primeiro passo para saber se uma ação está atingindo seu objetivo é traçar metas. Qual o objetivo que você pretende alcançar? Ganhar seguidores? Conquistar novos clientes? Fidelizar os atuais? Aumentar as vendas?

Todos os objetivos podem ser importantes, mas definir onde se quer chegar guiará os passos que se deve dar para alcançar o sucesso.

No meio digital existem diversas ferramentas que fazem o acompanhamento dos números, auxiliando na medição dos resultados e alinhamento das ações.

 

5 - Tecnologia como aliada

A tecnologia veio para beneficiar e auxiliar os restaurantes, tanto agilizando pedidos como automatizando partes da operação.

Existem ferramentas pensadas e desenvolvidas especificamente para o segmento de Food Service, como os totens de Autoatendimento e o KDS.

Outras fornecem mais segurança e agilizam processos tradicionais dos restaurantes, como realizar um pedido. Com o Cardápio Digital, o cliente não precisa mais esperar o garçom ir até a mesa para fazer o pedido. Basta acessar através do seu celular o QR Code instalado na mesa e o pedido é feito instantaneamente.

Outra ferramenta cada vez mais comum é o Cardápio Online, que disponibiliza o cardápio completo do restaurante através de um link que pode ser enviado pelo WhatsApp ou redes sociais. Com isso, o atendimento se torna mais rápido, diminui a carga de trabalho do atendente e é possível aumentar o ticket médio, uma vez que o cliente é impactado com combos, acompanhamentos e sobremesas.

A tecnologia deve ser usada para auxiliar as vendas e otimizar os processos do seu restaurante.

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