Tenha controle do seu próprio restaurante e lucre muito mais

mãos trabalhando em computador e papéis com gráficos - controlenamao

Não adianta. Ser dono do próprio negócio exige, acima de tudo: disciplina. E ser disciplinado inclui muitas coisas. Desde ser organizado com suas rotinas no bar ou restaurante, até mesmo ter o controle total do seu negócio, não terceirizando nada para ninguém. É claro que isso não é um gatilho pra você ficar totalmente estressado, fazendo tudo sozinho.

 

Afinal, hoje existem muitas ferramentas que podem te ajudar a se organizar. E isso tudo funciona como um ciclo: quanto mais você tiver uma gestão eficiente, mais você vai conseguir lucrar. Quanto mais você lucra, mais consegue investir em gestão, processos, ferramentas, pessoas. Essa é uma fórmula que nunca dá errado.

 

E, como a gente sabe que para sobreviver no mercado, sobretudo pequenas e médias empresas, é preciso muita estratégia e sabedoria, ainda mais em tempos de crise, trouxemos algumas dicas que poderão ser cruciais para o seu negócio.

 

A primeira delas e a mais básica tem um nome: planejamento. Não dá pra se iludir achando que dá pra levar um negócio no setor de comidas e bebidas de qualquer jeito. Hoje faz uma promoção, amanhã monta um combo, depois de amanhã resolve mudar o cardápio. Tudo isso só garante uma coisa: fracasso. É preciso planejar, olhar para a concorrência, estabelecer padrões, conhecer bem seus fornecedores, clientes. Além disso, também é importante trabalhar com metas e planos de ações, elegendo responsáveis para cada tarefa. Assim, você tem controle de tudo o que está sendo feito e ainda consegue delegar bem as responsabilidades.

 

Outro ponto fundamental é a automatização de processos. Em plena era da tecnologia, não é possível viver o dia a dia sem um sistema completo que te ajude na gestão dos seus processos. E olha que são muitas as opções. No entanto, é preciso ser cauteloso na hora de escolher. Para isso, você pode contar com sistemas completos, como que o ControleNaMão oferece, que te ajuda a manter desde a frente de caixa organizada, até todos os processos contábeis e financeiros. A vantagem de utilizar ferramentas como essa é que elas trabalham com módulos diferenciados, que podem ser adquiridos separadamente, assim como o módulo completo, que faz com que você tenha muito menos dor de cabeça.

 

Além de planejar e utilizar uma ferramenta que te garanta assertividade nos negócios, é preciso ouvir quem mantém seu negócio: o cliente. Se você é dono de um negócio e não ouve seus clientes, você perde o controle. É a opinião de quem consome o seu serviço que vai te dizer se a sua gestão está sendo eficiente. Por isso, estar presente é tão importante. Promova avaliações, estimule sugestões, peça críticas e crie canais para que isso aconteça. Isso pode fazer toda a diferença.

 

Por fim, realize uma gestão colaborativa, tendo controle da sua equipe sem ser controlador. Para isso, basta definir bem as funções e responsabilidades de cada um, oferecendo autonomia e espaço para que todos contribuam com o seu negócio. Muitas vezes, o atendente do seu bar ou restaurante pode ter uma visão que vai fazer toda a diferença no sucesso do seu negócio. Além disso, ofereça capacitação, crie planos de carreira, de treinamentos e organize ações que trarão bem-estar e satisfação para seus colaboradores. Isso inclui confraternizações, áreas de lazer e outros estímulos que farão com que eles se sintam mais à vontade para participar e desperte o sentimento de pertencimento. 

 

Com tudo isso, manter o controle do seu próprio negócio torna-se quase automático e o lucro vira consequência.