Viva o Dia da Mulher

mulher sentada em bar, com xícara de café na mão

Viva o Dia da Mulher! Conheça a história de duas mulheres empreendedoras para se inspirar

Empreender exige esforço. E segundo alguns dados, empreender sendo mulher pode ser ainda mais difícil. Além das dificuldades do dia a dia de qualquer empreendedor, existem as barreiras culturais, que por muito tempo impediam o sexo feminino de se aventurar nessa verdadeira montanha russa de emoções.

Mas os números mostram que o cenário já está melhor e há o que se comemorar nesse Dia da Mulher! Segundo o Sebrae, são 9,3 milhões de mulheres à frente de uma empresa no Brasil, representando 34% de todos os donos de negócios do país. Ainda de acordo com a entidade, entre 49 países do mundo, o Brasil tem a sétima maior proporção de mulheres entre os “empreendedores iniciais”.

A Lourdes Lucas Martins, de 47 anos, já passou por essa fase de empreendedora inicial. Há 25 anos ela abria o seu primeiro negócio, um restaurante. De lá para cá foram nada menos do que oito empreendimentos, quase todos na área da gastronomia. Atualmente ela é proprietária do Prediletto Café e de uma das unidades da Casa Bauducco, ambos em Curitiba.

Administradora por formação, ela conta que empreender foi um caminho natural e estava no sangue, já que seu pai sempre trabalhou com comércio. E deu tão certo que seu marido largou a profissão de dentista e foi acompanhá-la nos negócios. Quem também espia, admira e espia são as duas filhas, de 11 e 15 anos.

“Digo que empreender é a melhor e a pior coisa do mundo. Te proporciona independência financeira e intelectual, mas, por outro lado, se não for bem administrado, pode te fazer perder tudo. Portanto escolha bem, mas não deixe de fazer”, aconselha ela.

Com 20 anos a menos que Lourdes, Lara Saya está no início de sua trajetória como empreendedora. Diferente da administradora do Prediletto, ela não é fundadora do Supernova Coffee HUB, empresa que faz a gestão atualmente. Ela entrou como barista e em apenas três anos foi convidada a assumir a gestão da rede, que hoje conta com cinco unidades.

E o que a história das duas têm em comum? Que uma boa dose de coragem, vontade e determinação é o inicial para desenvolver-se como empreendedor, e especialmente empreendedora. Os percalços no caminho sempre irão ocorrer, mas também surgirão as inovações para auxiliar o dia a dia. As próprias empreendedoras que a gente conversou nos falaram que o ControleNaMão foi um dos sistemas para restaurantes que trouxeram mais praticidade e rapidez para as tarefas do dia a dia.

“O que eu diria para uma mulher que está pensando em empreender? Eu encorajo ela a seguir o que acredita. Seja como parceira, seja como fundadora, como alguém que está na gestão, na linha de frente do atendimento...não importa a posição. Eu diria ainda que ela vai encontrar muita resistência no universo machista em que vivemos, mas que justamente por isso precisamos resistir. Resistir por nós!”, diz a jovem Lara.

Não tem como não se inspirar depois dessas histórias, não é mesmo? Então aproveita para navegar em nosso site (https://controlenamao.com.br/) e descubra todas as funcionalidades que o ControleNaMão pode trazer para o seu dia a dia. Quem sabe chegou a hora de inovar ainda mais no seu negócio?