Agradar a todos, ser acessível, saboroso e ainda estar dentro da sua proposta. Essas são apenas algumas das dificuldades que donos de bares e restaurantes encontram na hora de montar um cardápio que seja realmente eficiente e que alavanque as vendas. Afinal, ele é o cartão de visitas do negócio, não é mesmo?
Mas, pode ficar tranquilo, não é tão difícil assim. Pode ser trabalhoso, mas temos certeza que com paixão e dedicação é possível montar um delicioso cardápio, que vai fazer com que seus clientes queiram sempre voltar.
Pra começar, é importante saber que planejamento é fundamental. Pensar todo o conceito, de forma integrada, é essencial. É o cardápio que apresenta quem você é para o seu cliente. Assim, além de pensar quais pratos estarão no seu cardápio, é preciso pensar também nos preços, no layout e na otimização dele. Isso mesmo. Hoje, cada vez mais, as pessoas estão em busca de facilidades. Confira alguns pontos que você deve levar em consideração:
1 – O começo de tudo
Se você acha que só porque abriu uma hamburgueria não precisa quebrar a cabeça pra montar seus pratos, está muito enganado! Independentemente de trabalhar com variedade de pratos ou não, é preciso estar atento àquilo que vai ser ofertado. E a etapa inicial para isso é conhecer bem o seu público. Fazer um cardápio para jovens é muito diferente de fazer um cardápio para pessoas com mais idade, por exemplo. Além disso, prestar atenção naquilo que os seus concorrentes estão fazendo também é primordial. É com essa pesquisa que você vai conseguir aquele diferencial que você tanto precisa.
2 – Escolhendo os pratos
O fator mais importante para esta etapa é: inteligência. Isso mesmo, faça escolhas de pratos que te ajudarão com os estoques de alimentos. Se o seu negócio oferece variedade de pratos, por exemplo, busque criar pratos em que os ingredientes possam ser utilizados em outras preparações. De nada adianta “inventar moda” no cardápio e ter que correr atrás de insumos difíceis de serem encontrados ou ainda ingredientes que serão usados muito poucas vezes. Outra dica importante é: esqueça seu gosto pessoal. O objetivo não é agradar ao seu paladar, mas sim ao paladar de pessoas diferentes, por isso é tão importante pensar com calma em cada um dos pratos.
3 – Crie categorias que conversem entre si
Tente categorizar seu cardápio. Ofereça opções de entradas que sejam balanceadas e que combinem com os pratos principais, por exemplo. Pense em criar também uma categoria de indicação do chef, em que você oferece ao seu cliente um prato especial. Isso pode chamar bastante a atenção. Esse prato, inclusive, por ser desenvolvido exclusivamente para o seu restaurante, pode ser uma excelente opção para lucrar mais e agregar valor ao seu negócio.
4 – Otimize seu trabalho
Depois de definir bem todos os pratos e suas categorias, crie as fichas técnicas de cada um dos pratos. Isso facilita o dia a dia de todos os profissionais envolvidos, desde compras até o garçom e o pessoal da cozinha. A ficha técnica é um documento em que se registra todas as informações sobre os pratos, como ingredientes utilizados, dados de fornecedores, cuidados de armazenamento, modo e tempo de preparo. Com a ficha técnica, você consegue reduzir desperdícios e garante produtividade da equipe da cozinha.
5 – Estabelecendo preços
Essa é uma etapa crucial. Na hora de criar os preços do seu cardápio, é imprescindível pensar não só nos custos dos ingredientes, mas também no custo administrativo e na sua margem de lucro. Alguns especialistas afirmam que o custo dos insumos não pode passar de 35% do seu valor de venda. O que significa que, na prática, se você está oferecendo um prato a R$ 20, o custo dele não pode ultrapassar R$ 7.
6 – Pense no layout do seu cardápio
Montar um cardápio vai muito além de só definir os pratos. Como ele é o seu cartão de visitas, é preciso investir na “cara” dele. Isso pode fazer toda a diferença na experiência que o seu cliente terá. utilize fotos reais dos pratos, preze por uma diagramação clara, limpa e organize bem as categorias que você criou. Hoje, algumas ferramentas já facilitam esse trabalho, como o Canva, que oferece modelos prontos para isso.
7 – Que tal oferecer um cardápio digital?
Não tem como negar. A tecnologia já faz parte do dia a dia do seu negócio. É claro que para isso não é preciso abandonar o bom e velho cardápio impresso, mas oferecer a opção de um cardápio em celular, tablet ou totens pode trazer uma nova experiência ao seu cliente e, de quebra, aumentar seu ticket médio. Outra vantagem do cardápio digital é a rapidez na escolha do pedido, afinal, o cliente escolhe e o pedido já vai direto para a cozinha. Além disso, oferecer um cardápio digital vai te colocar à frente da concorrência, e trazer ao seu estabelecimento um ar muito mais moderno. Hoje, existem muitos modelos de cardápio digital, um deles é o oferecido pelo ControleNaMão. Além de reduzir seu custo com equipe, pode aumentar suas vendas. Pense nisso!
Para saber mais sobre o módulo de cardápio digital do ControleNaMão, acesse: www.controlenamao.com.br