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4 dicas de redes sociais para bares e restaurantes

Não é segredo para ninguém que hoje não estar presente na internet é a mesma coisa que não existir. Quando se fala de bares e restaurantes mais ainda. E as redes sociais são as ferramentas perfeitas para se comunicar com o seu público.

Mas, será que é só criar uma página em cada uma das redes e postar sempre que for possível? É claro que não! Para que sua marca tenha visibilidade é preciso saber usar as diferentes redes sociais, e esse é um trabalho que exige pesquisa, estudo, planejamento e, principalmente, muita agilidade.

E, mesmo que você contrate alguém para cuidar das suas redes, é fundamental ter controle do conteúdo que está sendo veiculado. Afinal, é a sua marca, o seu negócio. Em tempos de crise, como a que estamos vivendo agora, mais ainda. E mais fundamental é a comunicação pela internet, afinal, as portas de quase todos os estabelecimentos estão fechadas. E o mundo virtual tem sido o canal de comunicação entre você e o seu público.

Por isso, listamos quatro dicas para você se comunicar melhor, ter mais segurança e tirar o melhor proveito dessa ferramenta:

1 – Aproveite todas as funcionalidades do Instagram

Para bares e restaurantes, o Instagram é a ferramenta ideal. Fotos, filtros, interação, destaques. É uma infinidade de recursos que, se bem aproveitados, podem te ajudar e muito.

Por ser uma rede social muito visual, há que se investir em fotos. Não adianta ser dono de um estabelecimento na área gastronômica e achar que qualquer foto está boa. Hoje, a maioria dos celulares resolvem esse problema. Além disso, há vários cursos, tutoriais e materiais disponíveis que podem te ajudar na produção de boas fotos sem gastar quase nada. Mas, atenção! Evite o uso excessivo de filtros. Quanto mais natural, melhor.

Além disso, os stories são ferramentas bem úteis, que devem ser exploradas e estimular o engajamento. Proponha quizzes, enquetes, seja criativo. Os destaques também são super práticos para colocar cardápio, valores, promoções, novidades. Crie capa para os destaques para que a identidade visual converse e fique mais atrativa.

Lembre-se de não postar somente fotos de pratos. Varie o conteúdo, fale sobre a equipe, os processos, os ambientes. Seja criativo! A última dica – e não menos importante – planeje! Isso mesmo. Para que seu público seja mais engajado é preciso manter regularidade de postagens. Assim, faça um calendário mensal de postagens para você se orientar e facilitar o trabalho.

2 – E N G A J A M E N TO

Seja no Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp. O engajamento é o que vai fazer o público escolher entre o seu negócio e o do concorrente. Esteja disponível, responda, curta, comente. Envolva-se com o seu cliente virtualmente. O atendimento, tanto físico quanto virtual, é a chave para o sucesso.

Por isso, usar as ferramentas que te auxiliam nisso é fundamental. Respostas padrões para perguntas frequentes podem deixar o trabalho mais prático e ágil. Além disso, ofereça benefícios para quem fizer check in, assim como para quem fizer avaliação sobre o seu negócio. As avaliações são fundamentais pois são elas que dizem o porquê as pessoas devem apostar no seu negócio.

3 – Tenha uma conta no Tripadvisor

O Tripadvisor é uma excelente ferramenta para bares e restaurantes. Avaliações, impressões, fotos. É o chamado boca-a-boca da internet. Além disso, a ferramenta oferece selos para os estabelecimentos que tiverem boas avaliações do público.

Mas não é só isso. É preciso estar ligado no que as pessoas estão falando. Qualquer reclamação, sugestão ou elogio, é preciso interagir com o público. Isso vai ser determinante para garantir não só os clientes, mas também os selos da plataforma.

4 – Google Negócios para que te quero

O Google continua sendo a maior ferramenta de buscas. Não adianta concentrar apenas nas redes e esquecer do principal. Por isso, mantenha sua conta atualizada.

Além disso, coloque fotos, horários, telefones, assim como fique de olho nas avaliações que seus clientes estão fazendo. Além disso, ao utilizar a ferramenta Google Negócios, seu estabelecimento vai ficar melhor colocado nas buscas, o que pode fazer com que os clientes cheguem até você mais rapidamente.

A ferramenta é gratuita e pode te ajudar com o público local e de fora. Imagine a situação: alguém está na rua procurando um local para almoçar. Se ele procurar “restaurante” no Google, e você estiver cadastrado no Google Negócios, sua marca irá aparecer como opção. O uso é super simples e a plataforma gera relatórios automáticos para você.

Se você quer ter acesso a mais conteúdos voltados para a gestão de bares e restaurantes, siga o ControleNaMão nas redes sociais.

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