Todo empreendimento, além de atrair novos clientes, também pretende manter os que já tem. Porém, você sabe de que forma pode fazer isso?
A experiência do consumidor é um jeito agradável e muito eficaz para conquistar as pessoas. É a partir dela que o consumidor interage com a sua marca sem, necessariamente, estar em contato com o seu produto.
De acordo com a professora do curso de Hotelaria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Viviane Salazar, as pessoas vivem na Era da Experiência desde o início dos anos 2000. Para ela, as experiências mais completas são aquelas que estimulam e envolvem os cinco sentidos – e é por isso que cada uma é única, já que nenhuma pessoa é igual à outra.
Os três estágios da experiência do cliente
Engana-se quem acha que a experiência se dá apenas num único momento. Na realidade, para ser completa e eficiente, ela precisa ter três etapas:
- Pré-experiência: é a primeira impressão, aquela que irá desenvolver a expectativa do cliente.
- Experiência: é o momento em que o cliente estará consumindo e usufruindo do seu produto.
- Pós-experiência: após a segunda etapa, o cliente irá avaliá-la e, se positiva, compartilhar com amigos e conhecidos.
Como a experiência acontece em bares e restaurantes
Um restaurante ou um bar precisa ter mais do que apenas comida boa. É preciso ter, também, todo um cuidado com o atendimento e com o preparo de um prato, por exemplo.
A esses fatores dá-se o nome de food experience, que nada mais é que a tradução literal do termo: experiência da comida.
Um aspecto que se destaca dentro da food experience é a autonomia para fazer o pedido, o que o sistema ControleNaMão possibilita facilmente.
Também podemos destacar outros fatores:
Comida
Elemento principal de um bar ou restaurante, a comida ainda é o ponto mais importante para um cliente.
Uma comida que possui um bom aroma, textura, aparência e sabor já traz uma enorme vantagem ao estabelecimento. E quando acompanhada de uma boa conversa ou música, a experiência sensorial do cliente fica completa, uma vez que os cinco sentidos foram utilizados.
Bom atendimento
Ser bem recepcionado é algo que toda pessoa espera quando resolve conhecer novos lugares. Então, orientar os seus colaboradores a sempre excederem a expectativa dos clientes é algo que não pode deixar de ser feito – e o mesmo vale para o delivery.
Em um momento em que boa parte das pessoas está fazendo pedidos sem sair de casa, atentar-se aos detalhes da entrega faz toda a diferença. Por isso, personalizar as embalagens, deixar recados direcionados a quem fez a compra ou oferecer cupons de desconto são algumas maneiras de fidelizar o cliente.
Pós-venda
Depois que o cliente foi embora, não deixe que ele vá de vez. Para isso, crie uma boa relação a partir de estratégias de pós-venda, seja por meio das redes sociais ou por um programa de fidelidade.
Você pode conhecer um pouco mais sobre o assunto neste artigo.
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