Você com certeza já ouviu por aí que a comida se come primeiro com olhos. E essa é a maior verdade dos últimos tempos ─ ainda mais agora, que o delivery está sendo protagonista entre os bares e restaurantes.
Uma boa fotografia dos pratos e drinks é fundamental para quem quer se destacar entre tantos concorrentes. Além disso, ela garante que o cliente tenha uma boa experiência com seu negócio desde o início, naquele momento em que você precisa cativá-lo e mostrar que sabe o que faz. Afinal, uma imagem vale mais do que mil palavras.
Sabendo desses pontos, é hora de você colocar a teoria em prática. Para isso, separamos 5 dicas para você fazer fotografias saborosas e irresistíveis do seu cardápio. Confira!
1 – Muita atenção à luz
Para qualquer outro tipo de fotografia, a iluminação é sempre o ponto principal. Uma luz mais fraca e amarelada traz sensação de conforto e aconchego. Já uma iluminação mais branca e fria passa a imagem de um ambiente mais limpo. Cabe ao fotógrafo identificar qual a melhor iluminação de acordo com a mensagem que quer passar.
Outro ponto importante para prestar atenção é o ângulo da luz, pois ele pode modificar a sensação de quem verá aquela fotografia. Por fim, não ligue o flash em hipótese alguma, pois ele cria sombra sobre o prato, além de tirar a cor original do produto.
2 – Prefira ingredientes frescos
As fotografias de comidas são tiradas com o produto muito próximo à lente. Por isso, muito cuidado com os pequenos machucados que um ingrediente possa ter, pois, por menor que ele seja, poderá aparecer na imagem. Prefira sempre os ingredientes novos e frescos para a sessão de fotos.
3 – Retire os alimentos do fogo antes do tempo
Algumas comidas continuam cozinhando mesmo depois de saírem do fogo, como carnes e vegetais. Portanto, retire esses alimentos antes do tempo para que permaneçam suculentos no momento do clique.
E fique tranquilo, pois nada será perdido. A partir do momento em que a foto estiver pronta, você pode voltar a preparar o prato normalmente.
4 – Não se contente com apenas uma foto
Todo mundo sabe que para uma foto ficar boa, várias outras têm que ser tiradas antes, certo? O mesmo se aplica para a gastronomia. Então, varie os ângulos, a distância, o foco, etc. Teste várias opções diferentes para poder escolher a vencedora.
5 – Invista na edição
Hoje em dia, a internet está repleta de filtros, inclusive nos próprios aplicativos mais usados, como o Instagram. Diante disso, por que não usá-los ao seu favor? Só preste atenção para que o filtro não altere o visual realístico do produto, característica imprescindível para quem está buscando algo para comer. Com um bom filtro aplicado sobre a imagem, seu poder de venda pode aumentar no delivery.
E por falar nisso, você sabia que o ControleNaMão tem um sistema de delivery próprio atuando em toda Curitiba? Indo na contramão dos grandes aplicativos que cobram taxas abusivas, o Vina chega na intenção de juntar em um só lugar estabelecimentos e clientes que prezam não só por uma cadeia de entrega responsável, mas também um preço justo para os dois lados.