Todo dono de restaurante precisa levar em conta diversos fatores para alcançar o sucesso no seu negócio. Ter um ponto bem localizado, um ambiente acolhedor e um prato fantástico podem ser totalmente esquecidos após receber um atendimento ruim.
O garçom é um importante ponto de contato entre seu cliente e a experiência que deseja criar! Todo consumidor quer se sentir especial, deseja receber atenção na hora certa e experienciar um momento único, independente do valor que gastou na refeição.
O conceito por trás de um Garçom Vendedor não é que ele empurre pratos e mais pratos para que o cliente gaste mais no seu restaurante. Um verdadeiro Garçom Vendedor irá oferecer uma experiência diferenciada, a percepção de que o restaurante é um local único, que proporciona bons momentos.
1 – Cultura e valores da empresa
Um ponto fundamental é o garçom conhecer os valores do restaurante e do público que frequenta o local.
Imagine uma hamburgueria com tema de jogos eletrônicos. Espera-se que o garçom tenha um conhecimento básico sobre o assunto, para que possa gerar o mínimo de empatia junto aos clientes e interagir com mais naturalidade.
Assim como um local mais refinado exige um profissional que entenda de etiqueta e consiga prestar um atendimento mais formal.
2 – Perfil atento
O Garçom Vendedor deve estar atento ao que acontece na mesa, não somente tirar e entregar os pedidos.
O garçom pode apresentar a casa, falar sobre os principais pratos, informar sobre a disponibilidade do parque para crianças com monitores, trocar pratos já utilizados ou mesmo oferecer os serviços extras que o restaurante possui, como delivery ou valores promocionais em outros dias da semana.
O objetivo é gerar relacionamento com o cliente, incentivando as pessoas a conhecer novas formas de consumir os serviços oferecidos pelo estabelecimento e gerar fidelização da clientela.
3 – Conhecimento do cardápio
Não existe nada pior do que perguntar algo sobre os pratos e o garçom não conseguir responder.
O garçom não precisa ser graduado em gastronomia, mas deve ter um grande conhecimento do que está vendendo. É importante que conheça a fundo os pratos, possa fazer sugestões e se possível, complemente a indicação com histórias ou descrições da composição das receitas. Isto fará grande diferença na percepção de quem está interessado no prato.
O cliente não está comprando somente o prato, mas a experiência. Conhecer como a receita foi criada, ou se um ingrediente especial foi adicionado para criar um sabor novo pode fazer a diferença e tornar o momento inesquecível.
4 – Postura de vendedor
Bons vendedores não são apelativos e chatos. Conseguem sugerir pratos ou acompanhamentos de forma natural e não invasiva. Também podem ser treinados para oferecer produtos que gerem mais lucro ao estabelecimento, sugerindo opções menos pedidas do cardápio.
Por estar lidando com o prato dos clientes, esses profissionais devem ter cuidado especial com a higiene pessoal e uniforme. Unhas limpas e aparadas, uniforme alinhado e limpo são requisitos mínimos para a profissão.
5 – Aprimoramento constante
Não existe profissional que não necessite de aprimoramento. Por isso, é importante oferecer cursos e treinamentos para desenvolver habilidades em sua equipe.
Além de aprimorar os trabalhos do dia a dia, é importante estar atento às novas tecnologias. Seja através de novos serviços como o Delivery ou uso do Cardápio Digital, ferramentas que otimizam a operação de atendimento e produção dos pratos.
Um programa de aprimoramento bem feito pode aumentar de 30 a 40% das vendas, com a mesma equipe.
O papel do Garçom Vendedor é fundamental para o sucesso do restaurante. Ele é capaz de transformar uma refeição em uma experiência única e fidelizar a clientela. Um cliente satisfeito voltará a buscar este momento especial e irá indicar para amigos.
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