Encontrar um diferencial competitivo do próprio negócio é o objetivo de todo administrador de empresas. Conhecer bem o seu produto, ter a concorrência mapeada e entender os desejos do seu público são a chave do sucesso para qualquer restaurante. Você pode se perguntar, como consigo todas essas informações sobre o meu restaurante? A resposta é: Dados!
Coletar e analisar dados da sua empresa é parte essencial do negócio. Com esses números em mãos, será possível entender melhor o fluxo do seu restaurante, quais são os pratos que trazem maior lucro, quais os melhores horários de venda, qual a produtividade de um funcionário e muito mais.
Além de conhecer melhor o próprio funcionamento do seu restaurante, com a análise de dados será possível conhecer melhor o seu cliente, e consequentemente vender mais!
No artigo de hoje, iremos falar sobre como os dados podem mudar a sua percepção do negócio e transformar o seu restaurante!
Dados do Mercado
Antes de conhecer sobre seu próprio negócio, é necessário entender o mercado no qual está inserido, já que estão totalmente interligados.
Saber sobre notícias, legislações, novas ferramentas e quais são as novidades para o setor impactam diretamente o seu restaurante e como deve planejar os próximos passos da sua empresa.
Participe de feiras, eventos e encontros do setor. Existem associações locais, ligas e grupos destinados ao ramo de atuação do seu restaurante na sua região. Acompanhe também as notícias através de sites especializados e especialistas no assunto.
Dados da Concorrência
Reserve um tempo para conhecer seus concorrentes. Saiba o valor cobrado, quais os combos e promoções que eles oferecem, o ambiente do salão e o tipo de atendimento.
Entenda os dias de maior movimento e como eles conversam com o público. Com todas essas informações em mãos, você consegue traçar um perfil de como cada concorrente trabalha e as ações que eles realizam, para usar como inspiração para novas ações ou, no caso de serem ruins, evitá-las.
Dados Internos
Depois de analisar os dados de fatores externos ao seu negócio, é hora de estudar os dados internos e que você tem total controle.
Conhecer melhor sua operação, os produtos que mais vendem, o perfil do seu cliente e o padrão de consumo podem mudar radicalmente seu planejamento e ações futuras.
Cliente e padrões de consumo: Entender mais sobre o perfil do seu cliente pode ajudar na busca de novos clientes. Saber a faixa etária, classe econômica, sexo, local e horário de consumo definem a forma de comunicação e estratégias para atingir esse potencial cliente.
Vendas e Operação: Detalhamento sobre produtos vendidos, horários e dias com maiores vendas auxiliam no planejamento de compra de insumos e escala de funcionários.
Com uma análise mais aprofundada dos dados internos, é possível realizar diversas melhorias e otimizar processos, como realizar uma reestruturação do cardápio para maximizar os lucros e aumentar a satisfação dos clientes ou criar ações focadas em uma região da cidade.
Para que você tenha acesso aos dados da sua empresa, de forma estruturada e com uma interface simplificada, o ControleNaMão criou o CNM Analytics, uma ferramenta de Business Intelligence que estrutura os principais dados do seu restaurante e fornece informações valiosas para a sua tomada de decisão.
Esta é uma ferramenta que está em constante desenvolvimento, sempre trazendo novidades e novos cruzamentos de dados. Também é possível solicitar que um relatório específico faça parte do seu dashboard. Muito mais prático e confiável!
Acesse o site do ControleNaMão e conheça esta e outras soluções desenvolvidas para a gestão e operação do seu restaurante!