A pesquisa “Tendências para Transformar Sua Empresa em 2020”, da CI&T em parceria com a Opinion Box, destacou o crescimento das metodologias ágeis. De acordo com o resultado, 41% dos consultados consideram que o Canvas é a ferramenta mais promissora para que as operações dentro da empresa sejam eficientes.
Mas cá entre nós: você sabe o que são as metodologias ágeis e como elas podem ajudar no dia a dia do seu restaurante ou bar?
Continue lendo o texto que o ControleNaMão te explica!
O que são as metodologias ágeis?
Modelo de trabalho focado na entrega eficiente de soluções e resultados, a metodologia ágil nasceu dentro da área de TI, mas se expandiu para diversas outras ao longo dos anos – incluindo a gastronomia.
Com projetos que possuem datas de início e fim, a metodologia visa dividir o trabalho em fases, a fim de que ele possa ser feito gradativamente para que, ao fim, ele esteja completo e sem erros.
Como as metodologias ágeis atuam em bares e restaurantes?
Como o próprio nome já diz, não existe apenas um modelo ágil, mas sim vários. Alguns exemplos são o Canvas, já citado anteriormente, o Scrum e o Kanban. Para explicar o funcionamento da metodologia, será usado o modelo Scrum.
Antes de tudo, é preciso entender quem são as personagens principais dentro dessa metodologia:
- Product owner: pessoa que está entre a área de negócios e o cliente final. Aqui, o product owner seria o garçom, que anota o pedido do cliente. Se o PO não passar as informações de forma clara ao cozinheiro, o cliente vegetariano poderá receber o prato com carne e isso geraria desconforto e retrabalho!
- Scrum master: pessoa responsável por facilitar a execução do que foi solicitado pelo cliente final. Nessa situação, o scrum master poderia ser o chef de cozinha. Seu papel é entender junto ao garçom a solicitação do cliente – um pedido sem carne – e entregar o prato conforme esperado.
Por mais que as duas pontas se encontrem em um mesmo lugar (o cliente final), há diversos outros fatores que compõem o Scrum, tais como: o tempo de espera, a chegada do pedido, as reuniões de início e fim de expediente, etc.
Imagine a seguinte situação: você vai a um restaurante e pede um combo de massa + carne ao garçom. Se o lugar utilizar uma metodologia ágil para o atendimento, você saberá exatamente em que momento a sua refeição irá chegar – basta ficar de olho na mesa em que o pedido foi feito um pouco antes da sua.
Além disso, a metodologia ágil também influencia diretamente no atendimento dos garçons, pois eles recebem instruções antes e depois de começarem o seu turno.
Os benefícios de incluir sistemas de gestão nas metodologias ágeis
Para que as metodologias ágeis surtam o efeito desejado em seu bar ou restaurante, fazer uso de um sistema de gestão como o ControleNaMão só irá lhe trazer benefícios.
Em nosso sistema, por exemplo, você pode instalar o autoatendimento e a comanda eletrônica, o que otimiza muito mais o tempo do preparo do pedido, bem como o de sua entrega.
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