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Sistema para restaurante, cafeteria, bares e lanchonetes

Como medir a satisfação dos clientes de restaurantes?

O cliente é peça fundamental para o sucesso de um Restaurante. É necessário criar estratégias e processos para melhor atender às expectativas sobre os pratos e serviços oferecidos, buscando sempre deixá-los satisfeitos.

Com a concorrência e popularização da alimentação fora do lar, os clientes tornaram-se mais exigentes e esperam um atendimento cada vez mais rápido, melhor qualidade nos pratos e preço justo.

mulher servindo caneca de café para cliente em mesa de restaurante - sistema controle na mão

Equilibrar todos estes fatores é uma tarefa desafiadora e que deve estar sempre no radar dos gestores do negócio. E como medir se seu estabelecimento está sendo bem sucedido no atendimento ao cliente? Seu cliente está satisfeito com seus pratos? Como melhorar e lidar com as críticas? Criamos uma lista com dicas para que você consiga encantar seus clientes!

Conhecer o Cliente

O primeiro passo para atender melhor seu cliente é: Detalhar o seu perfil!

Dados como idade, sexo, escolaridade, renda, local de residência e hábitos de consumo são essenciais para definir uma persona de quem consome seu produto.

Com estes dados em mãos é possível definir sua estratégia de comunicação, com quem irá falar e como irá acompanhar seus clientes. Também será possível determinar qual a forma mais eficaz de aplicar pesquisas de satisfação e quais indicadores deverá seguir para medir o sucesso da operação.

Atendimento Rápido

Ofereça formas do cliente ser atendido rapidamente. Otimize sua operação de atendimento e treine sua equipe para receber os clientes e encaminhá-los, seja para uma mesa ou fornecendo mais informações para escolha dos pratos no Delivery.

Um serviço de qualidade irá melhorar a percepção geral do cliente sobre o restaurante. Atenção, cordialidade e agilidade são fundamentais para que um cliente saia satisfeito com seu atendimento.

Para pedidos Delivery, é importante ter embalagens adequadas e um sistema otimizado para que o pedido seja entregue o mais rápido possível.

Invista em tecnologia

Cardápio Digital pode agilizar os pedidos realizados na mesa, sem a necessidade do garçom para tirar os pedidos. Para hamburguerias e cafeterias o Autoatendimento pode ser uma boa opção para diminuição de filas.

Para o Delivery é possível agilizar o atendimento com o Cardápio Online, oferecendo um link com todas as opções de pratos. Desta forma, clientes já podem finalizar o pedido sem a necessidade de intervenção da sua equipe.

O Cardápio Online possibilita também receber avaliações dos pedidos, medindo a qualidade do produto e serviço.

Considerações sobre críticas e avaliações

Analise de forma criteriosa os comentários e críticas deixadas por clientes nas redes sociais.

Estas são informações valiosas de como os clientes estão percebendo o seu serviço, que muitas vezes não são visíveis de dentro da emprsa.

Aproveite o espaço para interagir e direcionar o cliente para solução de problemas ou informando que os pontos levantados estão sendo corrigidos.

Pesquisa de satisfação

Além de comentários espontâneos feitos por clientes, é possível estimular uma resposta através de pesquisas de satisfação.

Estas informações podem ser obtidas de forma oral, conversando com o cliente na hora do pagamento, ou através de questionários localizados na saída do estabelecimento.

Outra forma mais eficaz de obter e estruturar esses dados é utilizando um formulário eletrônico que pode ser enviado aos clientes por e-mail ou whatsapp. Pense em perguntas estratégicas, que possam ser respondidas com SIM ou NÃO e que não leve mais do que 1 ou 2 minutos.

Um cliente satisfeito gasta mais, volta a consumir e indica seu restaurante para outras pessoas. Desta forma, clientes satisfeitos são fundamentais para o sucesso do seu negócio, tanto no delivery quanto no atendimento presencial.

Muitas pessoas ficam felizes em compartilhar experiências, boas ou ruins, com o estabelecimento, e este simples ato de contribuir com a opinião pode torná-la um cliente. Melhor ainda se a sugestão for implementada!

O segredo para obter sucesso após aplicar a pesquisa de satisfação é criar um plano de ação de melhorias. Estruture as mudanças e analise os resultados, num ciclo constante de melhorias.

O ControleNaMão foi criado para facilitar a operação de restaurantes, oferecendo soluções tecnológicas para otimizar a produção e gestão do negócio. Conheça mais em controlenamao.com.br

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