Com as medidas mais restritivas da pandemia pelo país, os restaurantes ficaram restritos a trabalhar nas modalidades delivery ou take away. Muitos já trabalhavam com estas modalidades de entrega, porém outros tantos tiveram que se reinventar para sobreviver.
Com um cenário incerto e com novas formas de consumo por parte dos clientes, cabe aos gestores do setor de Food Service entender qual das opções é a melhor para o seu negócio e qual delas se adapta melhor ao seu público.
Existe diferença entre Take Away e Delivery?
Esta modalidade de venda está cada vez mais popular no mercado, não somente para a área de alimentação, crescendo também na área de supermercados e outros segmentos do comércio.
Ambas se caracterizam pelo fato do consumo não ocorrer no local de produção, como os salões dos restaurantes.
Take Away
Apesar do termo não ser tão popular, esta modalidade é antiga e conhecida também como “para viagem”, “buscar no local”, “para levar”. Aqui, o cliente retira o pedido no balcão e leva para consumir em outro local.
O pedido do prato pode ser feito através do WhatsApp, por telefone, pelo site ou redes sociais. Aplicativos também oferecem esta opção. Outra forma é utilizar o Cardápio Online, que agiliza o processo dos pedidos e diminui os erros de operação.
A vantagem para os clientes é menor tempo de espera, menos contato com outras pessoas, conveniência e isenção da taxa de entrega.
Para os estabelecimentos também é vantajoso, uma vez que não é necessário gastar com as entregas, redução de filas e menor contato entre as pessoas.
Delivery
Este é o serviço de entrega tradicional, em que clientes fazem o pedido e recebem no endereço solicitado.
Os pedidos podem ser feitos através do WhatsApp, por telefone, pelo site, pelas redes sociais ou aplicativos de delivery. Uma vantagem é a opção de pagamento online, que gera mais segurança para o entregador e cliente. O Vina, app de delivery do ControleNaMão, oferece a modalidade de pagamento online!
A grande vantagem desta modalidade é a comodidade de receber o pedido no local solicitado, sem a necessidade de deslocamento até o restaurante. Um inconveniente é a taxa de entrega.
Para os restaurantes, oferecer seus pratos em aplicativos de delivery é mais um canal de vendas que pode atingir públicos que não conheciam o estabelecimento, gerando mais negócios.
>> Dicas de como vender mais pelo Delivery
Qual o melhor formato para o meu restaurante?
Mesmo após a pandemia, estes modelos de compra ainda serão utilizados por boa parte dos consumidores. Ambas oferecem vantagens para quem compra. E para quem vende!
Se for possível para o seu negócio, opte por oferecer ambas! As chances de vendas são ampliadas desta forma. Caso precise optar por um dos modelos de venda, analise com seus clientes qual a forma mais conveniente e invista na qualidade.
Independente da sua opção, seu restaurante precisa de um sistema otimizado e que agilize os processos dos pedidos. O ControleNaMão tem soluções criadas especificamente para o setor de Food Service. Conheça mais em nosso site!