Com o aumento do número de pessoas infectadas pela Covid-19, os governos intensificaram as medidas restritivas à população, afetando duramente os restaurantes que estavam planejando a retomada dos atendimentos no salão. A opção que resta aos estabelecimentos é a venda por delivery, que exige diversos pontos de atenção.
Antes uma opção mais popular entre hamburguerias e pizzarias, o número de pedidos por delivery cresceu em 2020, seja pela popularização dos serviços de entrega, por empresas que precisaram se reinventar para não fechar as portas, e por novas empresas criadas que operam exclusivamente na modalidade de entrega.
Uma coisa é certa, o delivery veio para ficar. E se a sua empresa ainda não está obtendo sucesso nesta modalidade, confira as dicas que separamos para auxiliar na sua operação.
1 – Organize sua Operação
O primeiro passo é estruturar sua equipe para o delivery. Cadastre seu negócio nos aplicativos e treine sua equipe para fazer a gestão dos pedidos. Além disso, sua empresa precisará pensar em outros pontos fundamentais como quais os pratos são adequados para envio, como será embalado e de que forma o cliente irá receber o produto.
Para facilitar a sua operação, o ControleNaMão já está integrado com o iFood e Vina, agilizando o seu trabalho. Conheça aqui o Módulo de Delivery ControleNaMão.
Lembre-se sempre de que a experiência do cliente deve ser positiva. De nada adianta você oferecer o melhor prato, se ele chegar destruído.
2 – Comunicação
Informe aos seus clientes que você está operando via delivery. Muitos até gostariam de saborear os seus pratos, porém não fazem ideia de que seu restaurante está fazendo entregas.
Seja conhecido na sua vizinhança. Faça ações com seus vizinhos para que eles conheçam o seu trabalho e que você seja sempre uma opção na hora de pedir comida.
Além disso, aproveite as redes sociais para divulgar o seu estabelecimento. Crie postagens, informe sobre promoções, interaja com o seu público. Para facilitar o pedido do seu cliente, ofereça o Cardápio Online, que agiliza a escolha dos produtos. Aumente o ticket médio do pedido oferecendo complementos (acompanhamentos, bebidas, sobremesas).
3 – Cuidado com a Sua Imagem
Já ouviu o termo de que também se come com os olhos? Em um mercado tão competitivo, ter fotos bem produzidas pode fazer a diferença na hora de escolher um prato. Invista para ter um material de qualidade, seja com um profissional ou com equipamentos adequados.
Lembre-se de que este pode ser o primeiro contato do cliente com o seu restaurante. Ter essa primeira impressão positiva já é um grande passo em direção ao pedido!
4 – Relacionamento
Depois de conquistar o cliente para fazer sua primeira compra no seu restaurante, manter ele é de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um novo. Invista no relacionamento com seu cliente de forma contínua.
O relacionamento vai além de criar um cartão fidelidade. Você pode usar esta estratégia para que seu cliente volte a pedir, mas não deve se limitar a isso. O relacionamento vai do atendimento, de compreender as necessidades do seu cliente e criar valor para o que você oferece.
Converse com o seu cliente, entenda se ele está satisfeito com o seu produto. Entenda as possíveis críticas como pontos a melhorar na sua operação.
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