O que faz de um restaurante um negócio de sucesso? Preço? Cardápio diferenciado? Atendimento? Podemos começar dizendo que o sucesso é relativo, afinal, enquanto para uns sucesso é uma clientela satisfeita, para outros é zerar o estoque, ou ainda estar com a casa sempre cheia, e assim nunca chegaremos a um acordo.
Mas toda essa subjetividade está ligada a alguns pontos principais. E todos eles convertem para um negócio sempre cheio, lucros e uma boa rotatividade de clientes. E, pensando nisso, algumas ferramentas e atitudes são fundamentais para atingir o que alguns chamam de sucesso e, na nossa visão, nada mais é que serviço de qualidade. Confira:
1 – Invista na sua equipe
Não adianta. Cada vez mais vivemos em um mundo em que investir nas pessoas é fundamental. Não só para que o atendimento seja bom, mas para que você possa confiar em todos aqueles que estão envolvidos no seu negócio.
O setor de alimentação é conhecido por ter alta rotatividade de funcionários, e reverter esse quadro é fundamental para ter engajamento dos seus colaboradores e, assim, conseguir o resultado que se espera. Fazer reuniões periódicas, investir em programas de treinamentos, momentos de descontração fazem parte desse processo. Lembre-se de ser um bom líder, e não um chefe.
2 – Mantenha seu foco no cliente
Todo mundo que vai a um restaurante ou ainda, pede um delivery, quer um bom atendimento. E neste momento, personalizar pode ser a palavra-chave. Seja mandando um bilhetinho nas entregas, seja atendendo bem no salão, todo cliente quer atenção. Além, é claro, de uma boa comida.
Além disso, encoraje seus clientes a te darem um feedback. Ele pode ser o termômetro para o sucesso do seu negócio, além de poder ajudar bastante com pratos e até mesmo com o atendimento.
3 – Aposte na tecnologia
A tecnologia é elemento crucial para o sucesso do seu negócio. É por meio dela que você consegue ter o controle total do seu negócio. Não adianta ter um atendimento excepcional se você ainda registra problemas como demora dos pratos, problemas em fechar contas, ou, ainda, se não possui controle financeiro do seu negócio.
Ferramentas como o ControleNaMão, por exemplo, fazem toda a diferença no dia a dia de um restaurante, pois ele oferece módulos para todas as etapas e, ainda, te faz ter uma visão única do seu negócio.
4 – Tenha uma boa presença online
Se antes da crise do Coronavírus ter uma presença online era fundamental, o momento pós-pandemia vai exigir ainda mais. Além de estar nas redes sociais e na internet, é preciso estar presente em plataformas de delivery. Cada vez mais as pessoas acessam o mundo via celular, e quem não está adaptado a esse formato praticamente não existe nos dias de hoje.
Além disso, comunicar-se com o seu público é fundamental e é a internet que vai fazer de você um serviço conhecido. Estar no Google é essencial, assim como responder aos seus clientes nas mais diferentes plataformas, além de incentivar que eles participem, fazendo check-in, avaliações, curtindo, compartilhando, marcando seu negócio em suas postagens. Esse é o boca a boca atual, e estimular isso é um trabalho constante.
5 – Seja coerente e consistente
Imagine o cenário. Um cliente vai te visitar pela primeira vez, tem um excelente atendimento, é atendido prontamente, como uma comida deliciosa e sai muito satisfeito. Tempo depois retorna ao seu restaurante, a equipe já não é mais a mesma e nem tão motivada, os pratos já não são mais os mesmos, nem os preços, e toda a boa experiência que ele teve se transforma em algo negativo.
Pois é. Esse cliente não retorna mais ao seu negócio e a chance de ele não indicar mais é grande. Por isso, investir tempo e dinheiro para manter a coerência e consistência é muito importante. Proponha-se a fazer aquilo que está ao seu alcance e que você e sua equipe conseguirão manter.