Estratégia de investir em receitas sazonais é lucrativa e atrai novos clientes.
Sopas no frio, saladas no verão, massas para o dia dos namorados. São muitas as opções sazonais, que combinam com datas específicas. Mas, vale a pena investir nisso? Bares e restaurantes de todo o mundo experimentaram e viram que a mudança dá um toque de inovação para o negócio. Além, é claro, de mostrar que está sempre atento às tendências.
Com a chegada do inverno, por exemplo, os empreendimentos gastronômicos têm uma série de receitas que podem incluir em seu cardápio. E pode saber que tem muita gente esperando por esse momento! Comidas quentes, sopas, caldos, feijoadas, risotos e até sobremesas, como a canjica, são apenas algumas das opções que podem te ajudar a aumentar a clientela, que na maioria das vezes é sedenta por novidades.
Mas, além do inverno e verão, algumas datas comemorativas devem ser levadas em consideração, como o Dia dos Namorados, Festa Junina, Páscoa, Natal, entre outras. Nessas ocasiões, o movimento dos estabelecimentos tende a ser maior. Por isso, ter um prato especial para aquele momento faz toda a diferença.
Mas, não se esqueça, para isso dar certo, é preciso testar receitas com antecedência e não criar pratos mirabolantes que tirem a identidade do seu negócio. Outro fator importante é não ficar mudando o seu cardápio o tempo todo. Criar pratos sazonais é bacana, mas perder o foco do seu negócio pode ser bem ruim. Agora, listamos algumas vantagens de adotar cardápios temáticos. Que tal conferir e começar a planejar por aí?
Economia na certa
Uma dificuldade encontrada por bares e restaurantes que não trabalham com cardápios sazonais é buscar o mesmo ingrediente ao longo do ano. Alguns desses insumos ficam mais caros ao passarem por um período de baixa, o que afeta a gestão do negócio.
Com produtos sazonais, próprios para cada estação, essa situação muda. Como são facilmente encontrados e em maior quantidade, o preço se torna mais atrativo também.
Fortalecimento da economia local
Outra vantagem em aderir pratos e insumos temáticos é a possibilidade de trabalhar com produtos locais. Essa troca entre empreendimento e fornecedor valoriza os negócios locais. Isso traz um diferencial para seu o negócio e mostra aos clientes a preocupação em incentivar a comunidade.
Inovação = diferencial competitivo
Ao adotar pratos sazonais, o proprietário inova e oferece produtos diferentes para seu cliente. Com isso, o risco de enjoarem e buscarem a concorrência se torna menor. E, apesar de outros estabelecimentos também usarem a mesma estratégia, a criação do chef sempre será o maior diferencial.
Sobre o ControleNaMão
O ControleNaMão é uma plataforma que surgiu após dois empresários perceberem a necessidade de uma tecnologia mais moderna para bares e restaurantes. O aplicativo oferece recursos digitais para a melhoria na agilidade do atendimento e gestão da empresa por meio de várias opções, entre elas: frente de caixa, controle de estoque, comanda eletrônica, autoatendimento, cardápio digital, emissão de nota fiscal, aplicativo de pedidos, delivery e agora o cardápio digital no celular do cliente.