Muitas pessoas acreditam que os veganos e os vegetarianos seguem a mesma dieta. Mas, você sabia que existem muitas diferenças nesse estilo de vida? Pois é, apesar do vegano e do vegetariano terem a mesma preocupação com os animais, existem muitos detalhes que diferenciam um do outro.
Vamos entender essas diferenças?
O vegetariano tem a compreensão de não consumir nada que seja de origem animal. Porém existem variações nesta dieta, já que existem aqueles que consomem ovo e leite. Assim, esse tipo de dieta é dividida em categorias. Os ovolactovegetarianos evitam comer carnes, mas, como o próprio nome diz, consomem laticínios e alimentos que contêm ovo. Os lactovegetarianos não comem carnes nem ovos, mas têm em sua dieta produtos como leite, queijo, manteiga e alimentos derivados. E os ovo-vegetarianos não consomem nada de origem animal, exceto ovos.
Já os veganos repudiam qualquer tipo de exploração ou crueldade feita aos animais. Portanto, além de seguirem uma dieta que não contém nenhum tipo de carne e nada de origem animal, como ovo, laticíneos e mel, eles também não usam produtos de higiene, limpeza, cosméticos e remédios testados em bichos e até mesmo roupas e e acessórios que contenham pele, pena ou couro. Além disso, o estilo de vida dos veganos não permite a comercialização de animais. O que significa que eles jamais comprariam um bichinho de estimação, por exemplo, nem participariam de qualquer tipo de entretenimento com esses seres. O vegano não vai em circos, zoológicos, rodeios e nem em outras atividades que envolvam animais como jogos e diversões.
Por que bares e restaurantes devem ter opções veganas e vegetarianas no cardápio?
Mas, e o que tudo isso tem a ver com o meu negócio?14% da população brasileira é vegetariana e vegana, segundo uma pesquisa do IBOPE divulgado em abril de 2018. A estatística mostra que em seis anos o crescimento foi de 75%, ou seja gradativamente existem mais e mais vegetarianos e veganos. Além disso, Curitiba, São Paulo, Recife e Rio de Janeiro são as capitais onde houve um aumento ainda mais expressivo, com uma estimativa que chegou a 16%.
São cerca de 30 milhões de brasileiros que se consideram adeptos desta opção, e no mercado esse estilo de vida também está em ascenção. São mais de 240 restaurantes para vegetarianos e veganos no Brasil e de janeiro de 2012 a dezembro de 2017 o volume de buscas pelo termo ‘vegano’ aumentou em 14x no país. Isso só mostra o quanto subiu a procura por esses produtos e só comprova ainda mais a importância do empresário aderir no cardápio opções para esse público, que vem crescendo a cada dia.
Por isso, adapte a cozinha do seu bar e restaurante e amplie as possibilidades de pratos. Seja criativo, não ofereça apenas saladas e frutas como opções. Existem muitos ingredientes veganos no supermercado que podem render boas opções de receitas.
Então, que tal inovar e surpreender a clientela com um prato diferente?
#ficaadica #vegano #vegetariano