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Sistema para restaurante, cafeteria, bares e lanchonetes

Acessibilidade em Restaurante: Boas práticas para um atendimento inclusivo nota 10

A acessibilidade em restaurantes vai muito além de rampas para cadeirantes — é um conjunto de medidas que garante inclusão, conforto e autonomia a todas as pessoas, incluindo aquelas com algum tipo de deficiência física.

No Brasil, onde mais de 18,6 milhões de cidadãos possuem algum tipo de deficiência segundo o IBGE e o MDHC, promover um atendimento inclusivo não é apenas uma questão legal, mas também de respeito e cidadania.

O que exatamente é acessibilidade em restaurantes?

Acessibilidade em restaurantes é a adaptação do espaço físico e dos serviços do restaurante ou do bar visando atender, de forma inclusiva e acessível, pessoas com algum tipo de limitação. Como mobilidade reduzida, deficiência visual ou auditiva, e até mesmo condições alimentares, como intolerância à lactose.

Não estamos falando apenas de superar barreiras físicas, como instalar uma única rampa na entrada do estabelecimento. Você também precisa se preocupar com a comunicação, como ter um cardápio acessível, em braille e com letras grandes, instalar uma sinalização adequada e treinar sua equipe para atender clientes de forma empática, sensível e educada.

O que diz a lei brasileira sobre acessibilidade?

A legislação brasileira é bastante clara: você é obrigado a garantir acessibilidade em espaços públicos e privados de uso coletivo, e restaurantes e bares fazem parte da lista.

Lei 10.098/2000, também conhecida como Lei da Acessibilidade, define normas gerais sobre acessibilidade física. Isso inclui adaptações estruturais como rampas, banheiros adaptados e áreas de circulação adequadas. Já a Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015) reforça a obrigatoriedade de garantir a plena participação de pessoas com deficiência na sociedade.

A norma ABNT NBR 9050 dá detalhes técnicos e padrões de acessibilidade que devem ser seguidos para garantir a segurança e o conforto das pessoas, incluindo rampas, portas, corredores e banheiros adequados. Você pode usar esse documento para guiar as modificações em seu restaurante.

  • Importante: o descumprimento de qualquer dessas regras pode resultar em multas e, em casos mais graves, até mesmo no fechamento do estabelecimento.

Acessibilidade Física: estruturas e espaços

A primeira medida essencial é a instalação de rampas de acesso com a inclinação correta, conforme determina a NBR 9050. Elas permitem que cadeirantes possam se locomover de forma autônoma e segura. As rampas devem ser planejadas com atenção à inclinação, largura e corrimãos, minimizando esforços e evitando riscos de acidentes. A fórmula para calcular a inclinação é: i = (h x 100) / c, onde “h” é a altura do desnível e “c” é o comprimento horizontal.

Além disso, a circulação interna do restaurante também precisa ser muito bem pensada. Corredores, portas e passagens devem ter espaço suficiente para permitir a movimentação confortável de cadeiras de rodas. Você precisará adequar o layout do estabelecimento, respeitando as dimensões mínimas para manobras, como rotações de 90°, 180° e 360°, também conforme as diretrizes da NBR 9050. A largura mínima recomendada para corredores de uso comum é de 90 cm, enquanto áreas de rotação exigem espaços de até 1,50 m de diâmetro.

As mesas também precisam ser acessíveis. Pelo menos 5% de todas as mesas do restaurante devem ser adaptadas para atender usuários de cadeiras de rodas, com altura adequada e espaço suficiente para que os clientes possam se acomodar com conforto e segurança. Essas mesas especiais devem estar em locais de fácil acesso, como próximas à entrada, e com espaços de circulação adequados ao redor.

Os banheiros adaptados também são muito importantes. Eles devem ter barras de apoio instaladas ao redor do vaso sanitário e da pia, que também deve estar a uma altura que permita um uso confortável por pessoas em cadeiras de rodas. A área interna do banheiro deve ser suficientemente ampla para permitir a manobra da cadeira de rodas sem dificuldades.

Além das adaptações físicas, outros elementos do ambiente devem ser levados em consideração quando falamos em inclusão em estabelecimentos comerciais:

  • iluminação, por exemplo, deve ser planejada para uma visibilidade adequada, sem ofuscamento. Um ambiente mal iluminado é prejudicial para pessoas com baixa visão e para aquelas que precisam de ambientes claros para se orientar.
  • controle de ruídos também é um fator importante, pois muito barulho pode dificultar a comunicação, especialmente para pessoas com deficiência auditiva ou sensibilidade sensorial.
  • Permita a entrada de cães-guia para clientes com deficiência visual, mesmo que seu restaurante proíba animais de estimação.
  • Reserve pelo menos uma vaga especial para pessoas com deficiência no estacionamento e, se o número de vagas for maior, 2% devem ser destinados a PcD. Elas devem estar próximas à entrada e devidamente sinalizadas.

Comunicação clara, eficiente e inclusiva

A comunicação acessível é um elemento central para promover uma verdadeira acessibilidade em restaurantes adaptados e garantir que todos os clientes possam interagir e ter uma experiência agradável.

Um dos pontos centrais de uma boa comunicação é o cardápio, que deve ter versões em formatos inclusivos:

  • Para clientes com deficiência visual, o cardápio em braille é essencial.
  • Para pessoas com baixa visão, aposte em cardápios em letras grandes.
  • Cardápios digitais, com leitura por voz, facilitam a navegação para quem prefere ou necessita de apoio tecnológico.

Você também precisa investir em uma equipe de atendimento que esteja preparada para lidar com diferentes tipos de deficiência. Isso exige treinamento contínuo, ensinando os funcionários a se comunicarem de forma clara com pessoas surdas, com baixa visão ou até mesmo com limitações cognitivas.

Ter algum funcionário fluente em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para se comunicar com clientes com deficiência auditiva e sempre manter uma comunicação paciente e respeitosa ajudam a garantir que todos sejam atendidos com dignidade e respeito.

Falando em dignidade e respeito, algo que muitos restaurantes falham em oferecer é uma boa linguagem atitudinal, ou seja, a postura e a forma como a equipe se relaciona com clientes com deficiência. Você precisa realmente compreender as necessidades individuais de cada cliente, evitando suposições preconceituosas e tratando todos com igualdade.

Sinalização e orientações visuais

Você precisa instalar placas indicativas em áreas-chave, como entradas, saídas de emergência, banheiros adaptados e rampas de acesso. Elas ajudam a orientar todos os frequentadores do estabelecimento, especialmente aqueles com limitações visuais ou cognitivas. Os sinais devem ser visíveis, com cores contrastantes e letras grandes, para que possam ser vistos mesmo à distância.

Além das placas tradicionais, procure usar simbologia universal, para que os sinais sejam entendidos por todos. Ícones, como o de cadeira de rodas que indicam acessos adaptados, ou o símbolo de deficientes visuais e auditivos, ajudam a garantir que todos saibam onde podem encontrar os recursos de acessibilidade que necessitam.

Outro ponto importante é o uso de piso tátil em locais apropriados, como corredores e áreas de mudança de direção. Esses pisos orientam pessoas com deficiência visual durante a locomoção. Você também pode incluir sinalização sonora em algumas áreas, como em portas automáticas ou locais de grande circulação.

Alimentação especial: respeitando as necessidades nutricionais

Você também deve se preocupar em oferecer alimentos que atendam às diversas necessidades nutricionais dos clientes.

Garanta que os cardápios sejam claros e detalhados sobre a presença de alérgenos e ingredientes especiais. Por exemplo: informações sobre a presença de glúten, lactose, frutos do mar, nozes e outros ingredientes que possam causar reações graves.

Além disso, oferecer opções sem glúten e sem lactose já não é mais um diferencial: é uma necessidade para atender a uma crescente parcela da população que possui essas restrições.

A inclusão de pratos veganos e vegetarianos, com descrições claras dos ingredientes, também garante que esses clientes sejam atendidos de forma adequada. Muitas pessoas que seguem dietas específicas, seja por razões de saúde, éticas ou religiosas, encontram dificuldades em encontrar pratos que atendam às suas necessidades. Considere também ter panelas e utensílios próprios para o preparo desses pratos.

Outro aspecto relevante é a personalização. Oferecer a possibilidade de ajustar os ingredientes conforme as preferências ou restrições do cliente é um sinal de respeito e atenção. Isso pode incluir a remoção de certos itens, substituição de ingredientes ou a adaptação das porções para atender a necessidades específicas, como dietas hipocalóricas, sem açúcar ou com baixo teor de sódio.

Faça treinamentos regulares com sua equipe sobre manipulação de alimentos para evitar contaminação cruzada, por exemplo, e garantir a segurança alimentar de pessoas com alergias graves.

Como a tecnologia pode ser uma aliada para a acessibilidade em restaurantes

tecnologia tem se mostrado uma grande aliada para promover a inclusão e a acessibilidade em restaurantes, oferecendo soluções que facilitam a interação e a experiência de clientes com deficiência.

  • Aplicativos com recursos de acessibilidade, como pedidos via QR code ou comandos de voz, permitem que pessoas com deficiência visual ou motora façam seus pedidos de forma prática e independente.
  • Sistemas digitais para consulta de cardápios garantem que clientes com limitações possam visualizar as opções disponíveis de maneira acessível.
  • Cardápios digitais que oferecem leitura em voz alta, ajustes de tamanho de fonte ou tradução para braille virtual ajudam a eliminar barreiras no momento de fazer escolhas e pedidos.
  • Outra inovação importante são as plataformas de pagamento digitais, que garantem uma experiência autônoma e segura, sem a necessidade de interação física com máquinas ou dinheiro.

Para restaurantes que desejam elevar o nível de acessibilidade e eficiência, contar com um sistema de gestão completo é fundamental. O ControleNaMão traz uma solução integrada que atende não apenas às necessidades de acessibilidade, mas também otimiza a operação como um todo.

Com funcionalidades como mesas e comandas eletrônicasKDS (Kitchen Display System)cardápio digital e PDV com integração financeira, seu restaurante estará totalmente preparado para oferecer um atendimento inclusivo e eficiente.

Nosso sistema ControleNaMão é totalmente em nuvem, o que facilita o acesso e gestão remota do seu negócio, permitindo acompanhar todos os detalhes em tempo real, de qualquer lugar.

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