Blog do ControleNaMão

Sistema para restaurante, cafeteria, bares e lanchonetes

O que vender no restaurante para ganhar dinheiro? 8 ideias incríveis

Quer que seu restaurante se destaque nesse mercado cada vez mais competitivo? Então, ofereça mais do que boas refeições — explore formas inovadoras de aumentar seus lucros!

Além de oferecer refeições, restaurantes podem explorar outros produtos que geram receita adicional e fidelizam clientes, como comidas para levar, bebidas artesanais e sobremesas práticas. Isso ajuda a aumentar o ticket médio dos consumidores.

A seguir, listamos 8 ideias de produtos que podem ajudar o seu restaurante a aumentar a lucratividade.

O que vender no restaurante para ganhar dinheiro?

Lucrar mais com um restaurante vai muito além de simplesmente aumentar o cardápio. Conhecer o público-alvo, entender suas preferências e oferecer produtos complementares ajudam a maximizar o potencial de vendas.

Produtos bem planejados trazem um fluxo constante de vendas, especialmente se você combinar custo-benefício e eficiência operacional.

Por isso, é importante pensar estrategicamente: que itens podem ser produzidos a partir dos ingredientes já disponíveis? Como aproveitar ao máximo a infraestrutura atual? As sugestões a seguir são bons exemplos.

1 – Marmita

Refeições fitness congeladas sendo embaladas em recipientes plásticos.

As marmitas são um sucesso no Brasil, especialmente entre trabalhadores que preferem refeições práticas, nutritivas e acessíveis.

Oferecer marmitas personalizadas — com opções que vão desde pratos tradicionais até versões mais saudáveis ou gourmet — permite que você atenda a uma variedade de gostos e necessidades.

  • Sugestão CNM: Uma marmita com arroz integral, peito de frango grelhado, brócolis cozido no vapor e batata-doce assada, pensada para clientes que seguem uma dieta fitness.

Além disso, você pode explorar marmitas congeladas, que oferecem conveniência para o cliente e permitem vendas em grande volume. Se bem feitas, podem se transformar em uma fonte de receita recorrente.

  • Sugestão CNM: Uma marmita congelada de strogonoff de carne com arroz branco e purê de batata, pronta para ser aquecida no micro-ondas.

2 – Pão caseiro

Pães caseiros recém-assados com aparência dourada e macia.

A busca por produtos artesanais está em alta, e o pão caseiro se encaixa perfeitamente nessa tendência. Produzir e vender pães no restaurante, ou até mesmo terceirizá-los com algum produtor local, pode agregar valor à experiência dos clientes, além de ser uma maneira de utilizar ingredientes já disponíveis na cozinha, como farinhas especiais, sementes e ervas.

Vender pães sob encomenda ou oferecê-los em supermercados locais pode expandir sua base de clientes. Variedades como pão de mandioquinha, pão de calabresa ou versões sem glúten podem atender diferentes públicos.

Quer saber como otimizar a venda do seu restaurante? Fale com nossos especialistas na ControleNaMão!

3 – Frango assado

Frango assado girando no espeto em churrasqueira de restaurante

O frango assado é uma excelente opção, especialmente nos finais de semana. Além de ser um clássico da culinária brasileira, ele traz ótimas margens de lucro quando combinado com acompanhamentos e recheios, como farofa, arroz e saladas. Esses itens adicionais não só complementam a refeição: eles também aumentam o valor final da venda.

  • Sugestão CNM: Frango assado recheado com farofa de manteiga, cebola, cenoura ralada e pedacinhos de bacon.

Para extrair o máximo das vendas, você também pode investir em promoções de combos familiares ou criar parcerias para vender o frango em estabelecimentos vizinhos.

  • Sugestão CNM: Combo com um frango assado inteiro, acompanhado de farofa, arroz à grega, maionese de batata e salada de folhas verdes.

4 – Bolo de pote

 Bolo de pote com camadas de chocolate e creme, embalado em recipiente plástico.

O bolo de pote é uma sobremesa simples, mas irresistível. Fácil de preparar e armazenar, ele pode ter inúmeros sabores e formatos de apresentação, podendo ser vendido tanto no restaurante quanto por encomendas.

Além das receitas tradicionais, como chocolate e morango, invista em versões gourmet para um público mais exigente, com sabores como red velvet, brigadeiro belga ou torta de limão.

  • Sugestão CNM: Bolo de brigadeiro belga, com camadas de chocolate bem molhadinho, recheado com brigadeiro de chocolate belga 70% e finalizado com granulados de chocolate belga e raspas de cacau.

Esse tipo de sobremesa tem excelente aceitação em festas e eventos, o que também gera parcerias com empresas de catering e buffets.

5 – Comida fitness congelada

Marmita com carne, frango empanado, milho e farofa em embalagem descartável.

Com a popularização dos chamados “ratos de academia”, nunca houve uma procura tão grande por uma alimentação saudável, e a comida fitness congelada é uma das ideias mais promissoras para quem quer ganhar dinheiro no restaurante.

  • Sugestão CNM: Frango grelhado com quinoa e legumes assados.

Oferecer refeições balanceadas, com ingredientes frescos e nutritivos, pode atrair um público fiel, que valoriza praticidade sem abrir mão da qualidade. Esse nicho, em constante crescimento, traz ainda a oportunidade de criar assinaturas semanais ou mensais, o que dá ao seu restaurante uma receita previsível.

A criação de parcerias com academias e personal trainers também pode aumentar as vendas.

6 – Hambúrguer artesanal

Hambúrguer artesanal com bacon e queijo derretido em pão macio.

O hambúrguer artesanal é uma das opções de maior sucesso em plataformas de delivery, como iFood.

Diferente dos hambúrgueres convencionais, a versão artesanal permite explorar blends especiais de carnes, trabalhar bem o ponto e inovar nos ingredientes, o que se traduz em preço premium e alta rentabilidade.

  • Sugestão CNM: Um blend composto por 70% de acém, 20% de fraldinha e 10% de gordura de costela. Equilibra bem o sabor e a suculência, com a fraldinha trazendo maciez e a gordura de costela garantindo uma textura suculenta e rica. O acém, sendo mais firme e saboroso, serve perfeitamente como base.

Focando em ingredientes de qualidade, como carnes nobres, pães especiais e molhos exclusivos, você pode se destacar no mercado.

Adicionar opções de hambúrgueres vegetarianos ou veganos também é uma opção que pode ajudar a atrair um público diversificado.

7 – Pizza de Cone

Pizza de cone com recheios variados servida em suporte de metal.

Nunca ouviu falar? Calma que a gente te explica.

A pizza de cone é uma variação da pizza tradicional, servida em um formato semelhante a um sorvete. A massa é moldada em forma de cone, que serve como “recipiente” para os recheios, que podem ter ingredientes como molho de tomate, queijo, carnes, vegetais e outros acompanhamentos.

  • Sugestão CNM: Não precisa reinventar a roda; a boa e velha frango com catupiry é uma aposta segura de recheio! Molho de tomate, queijo muçarela derretido, pedaços de frango desfiado temperado e uma generosa porção de catupiry cremoso, finalizado com um toque de orégano e um fio de azeite.

É uma opção perfeita para o público jovem ou para quem busca uma refeição rápida. Esse formato diferentão facilita o consumo, tornando-o ideal para eventos, food trucks ou como uma opção de venda ambulante perto de escolas e faculdades.

Além disso, por ser um produto prático de ser produzido e vendido, tem um custo de operação baixo e grande apelo visual. Uma opção perfeita para quem está em busca do que vender para ganhar dinheiro.

8 – Bebidas artesanais

Drinks artesanais variados com frutas frescas e gelo servidos em copos altos.

Não são apenas as comidas que impulsionam as vendas de um restaurante.

Bebidas artesanais, como sucos naturais, chás gelados, rótulos especiais de cervejas e até drinks exclusivos, são ótimas para aumentar o ticket médio. Quando preparadas com ingredientes frescos e criativos, oferecem um atrativo extra para o cliente.

Além disso, drinks sazonais, como um coquetel com licor de chocolate na páscoa, ou então com ingredientes locais podem se tornar a marca registrada do restaurante.

Maximize os lucros com um sistema para restaurantes eficiente

Além de ideias de produtos para vender, garantir o sucesso de um restaurante depende diretamente de uma gestão eficiente. Automatizar processos, controlar estoques e gerenciar pedidos de maneira ágil são ações para otimizar as operações e, consequentemente, aumentar os lucros.

O ControleNaMão é uma plataforma completa para restaurantes, que vai desde o controle de mesas e comandas eletrônicas, até a integração com plataformas de delivery, como iFood. O sistema ainda permite a implementação de cardápios digitais, otimizando o tempo de atendimento e reduzindo filas, o que aumenta a satisfação do cliente e melhora a eficiência do serviço.

banner de sistema para restaurante do ControleNaMão

Além disso, com o controle de estoque automatizado e relatórios detalhados, você pode acompanhar o desempenho de cada produto, identificar tendências de consumo e ajustar o cardápio de forma estratégica, garantindo sempre a melhor margem de lucro para o seu negócio.

Quer ganhar mais dinheiro com seu restaurante? Teste agora o ControleNaMão e transforme sua gestão.

Tags

Siga o ControleNaMão nas redes sociais