Você sabe como precificar seus pratos? Quanto realmente custa e quanto seu restaurante tem de lucro com cada uma das vendas? Hoje iremos tratar sobre este assunto no Blog do ControleNaMão!
Com certeza você e sua equipe dedicaram um tempo para criar pratos saborosos e oferecer uma experiência diferenciada aos seus clientes. E este pode ser um grande diferencial para alavancar suas vendas. Mas um ponto importante precisa ser levado em consideração aqui, qual valor será cobrado pela refeição? Saber cobrar o preço correto pode ser o grande diferencial entre o sucesso ou fracasso do seu restaurante.
Como calcular o preço do prato?
Um erro comum para a precificação é considerar somente o custo dos ingredientes para a preparação dos pratos. Outro é analisar o valor médio cobrado pelos concorrentes e criar sua tabela de preços, sem levar em consideração diversos fatores como os custos fixos do estabelecimento, qualidade dos produtos utilizados, aluguel, etc.
Além dos custos, é necessário adicionar ao preço o lucro que o estabelecimento deseja com cada prato, valor de impostos e possíveis taxas de pagamento. Conheça o módulo Frente de Caixa com Financeiro do ControleNaMão e gerencie tudo de forma simples e eficaz!
Como montar a Ficha Técnica dos pratos?
A ficha técnica para restaurantes é um manual que reúne todos os ingredientes e formas de preparo de cada prato, especificando medidas, quantidades e preços de custo. E esta ferramenta é indicada para estabelecimentos de todos os tamanhos, dos micros aos grandes restaurantes, e para todos os ramos de atuação.
É importante destacar que estas informações são muito importantes também para os funcionários, já que serão um guia para que a operação da cozinha funcione de forma mais eficiente e independente.
Para tornar a operação da sua cozinha ainda mais eficiente, o ControleNaMão criou a ficha técnica integrada ao sistema de estoque, otimizando o processo de precificação e gestão dos insumos que devem ser repostos em tempo real. Conforme sua operação acontece, os estoques são atualizados automaticamente e, quando um produto atinge um nível mínimo, você recebe um alerta.
Com esta integração ao estoque, o preço de cada insumo também é atualizado de forma automática, de acordo com os valores pagos em cada ingrediente, mantendo o seu preço de custo sempre atualizado.
Conheça as soluções que o melhor sistema para restaurantes oferece! Solicite o contato de um representante e otimize sua operação!