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Por que contratar um Sistema para Restaurantes? Veja as 7 principais vantagens

A tecnologia tem cada vez mais revolucionado a forma como as empresas operam, e o setor de alimentação obviamente não ficou para trás. Os restaurantes, que precisam lidar todos os dias com múltiplas tarefas, estão adotando soluções tecnológicas para otimizar suas operações e aumentar a competitividade. Entre essas soluções, o uso de um sistema de gestão para restaurantes se destaca, pois ele garante maior controle, eficiência e capacidade de adaptação às novas demandas do mercado.

Mas o que exatamente é um sistema de gestão para restaurantes? E por que ele é fundamental para o sucesso do seu negócio? Isso é o que a gente vai te explicar a seguir.

O que é um Sistema de Gestão para Restaurantes?

Indo direto ao ponto, um sistema de gestão para restaurantes é uma plataforma digital criada para facilitar e organizar as diversas áreas operacionais de um restaurante. Ele automatiza e integra, por exemplo, o gerenciamento de pedidos, o controle de estoque, o fluxo de caixa, a gestão financeira etc. Além disso, tem integração com plataformas de delivery e pagamentos, aumentando ainda mais a eficiência da operação.

Com essa plataforma digital, é possível centralizar todas as atividades do restaurante: do atendimento ao cliente até o back-office, o que resulta em uma maior eficiência e muito mais organização em cada etapa do processo.

Principais Funcionalidades

Sistemas modernos, como o oferecido pelo ControleNaMão, trazem uma variedade de funcionalidades que ajudam na automação e no monitoramento de processos essenciais. Entre as principais estão:

  • Controle de Pedidos: Permite a integração com mesas/comandas, otimizando o fluxo de trabalho entre o salão e a cozinha.
  • Gestão de Estoque: Automatiza o controle de entrada e saída de mercadorias, e calcula o custo de mercadoria vendida (CMV).
  • Gestão Financeira e Fiscal: Oferece a emissão automática de NFC-e, NF-e e SAT, além de relatórios financeiros detalhados.
  • Relatórios e Análise de Dados: Fornece insights valiosos sobre vendas, estoque e performance, ajudando na tomada de decisões estratégicas.

As 7 principais vantagens de contratar um Sistema para Restaurante

Agora que entendemos o que é um sistema de gestão para restaurantes, vamos explorar as 7 principais vantagens de contratar essa solução para o seu negócio.

7. Escalabilidade e Flexibilidade

Um sistema de gestão oferece a escalabilidade e a flexibilidade necessárias para que o restaurante cresça de forma sustentável.

Por exemplo: o ControleNaMão permite a personalização de módulos, adaptando-se às necessidades específicas de cada negócio.

Garçonete atendendo clientes em restaurante moderno.

Desde o Plano Essencial, ideal para quem está começando, passando pelo Plano Expansão, para quem está em crescimento, chegando até o Plano Sob Medida, voltado para grandes redes e permitindo uma personalização dos módulos voltada especialmente à realidade do negócio.

Ou seja, nosso sistema se ajusta ao tamanho e à complexidade do restaurante, oferecendo suporte para múltiplos estoques, integração com dispositivos Android e até a implementação de totens de autoatendimento para quem quer modernizar o salão.

6. Relatórios e Métricas em Tempo Real para Tomada de Decisão

Tomar decisões estratégicas sem ter dados precisos à disposição é como navegar sem bússola. Até funciona, mas as chances de se perder ou cruzar com uma tempestade são grandes.

Gráficos de desempenho em tela de computador e smartphone para análise de dados de um restaurante.

Com um sistema de gestão moderno, como o CNM Analytics oferecido pelo ControleNaMão, você tem acesso a um dashboard avançado que fornece relatórios em tempo real sobre vendas, estoque e performance do restaurante. Assim, baseado em dados precisos e atualizados, e não em achismos, você identifica tendências, ajusta o cardápio, promove pratos específicos e planeja promoções.

5. Gestão de Estoque Precisa e Otimizada

Ter um controle de estoque é fundamental para evitar desperdícios e garantir que a cozinha sempre tenha à disposição os ingredientes essenciais para seu funcionamento. Por isso, um sistema de gestão automatiza a entrada e saída de mercadorias, calculando automaticamente o CMV (Custo de Mercadoria Vendida) e integrando as notas fiscais diretamente ao sistema.

Colaboradora conferindo informações em tela de sistema de gestão de estoque em restaurante.

O resultado? Uma simplificação do controle de insumos, uma melhora na gestão de compras e o fim de situações como falta de produtos durante os horários de pico. Mais agilidade e eficiência para sua equipe, mais satisfação para seus clientes.

4. Suporte e Atualizações Constantes

Um bom sistema de gestão vai além das funcionalidades: ele também oferece suporte técnico eficiente e atualizações constantes. No caso do ControleNaMão, uma equipe de suporte, com atendentes reais, está sempre disponível para garantir que qualquer dúvida ou problema seja resolvido rapidamente.

Operador de suporte técnico oferecendo atendimento por telefone e computador em um escritório.

Além disso, atualizações regulares do sistema garantem que o restaurante esteja sempre alinhado com as principais tecnologias, tendências de mercado e novas legislações, o que evita surpresas e problemas de compatibilidade.

3. Gestão Financeira e Fiscal

Manter a saúde financeira de um restaurante é um dos principais desafios de todo gestor, mas essa não precisa ser uma tarefa necessariamente difícil. Com um sistema de gestão eficiente, essa tarefa se torna muito mais simples.

Equipe analisando relatórios financeiros e gráficos de desempenho com calculadoras e computadores.

Citamos um motivo: a plataforma do ControleNaMão emite automaticamente notas fiscais, como NFC-e, NF-e e SAT. Isso garante que o restaurante esteja em conformidade com as legislações fiscais e oferece controle de fluxo de caixa, entradas e saídas, e relatórios financeiros detalhados. Assim, você pode monitorar as finanças do seu negócio diretamente da palma da sua mão.

2. Otimização do Atendimento e Vendas

O atendimento é o coração de qualquer restaurante, e um sistema de gestão pode levar essa parte do negócio a um novo patamar.

Cliente realizando pagamento com cartão em terminal POS de restaurante.

Com o uso de comandas eletrônicas e pedidos automatizados, os garçons enviam os pedidos diretamente para a cozinha, o que evita atrasos e erros de comunicação.

Além disso, o cardápio digital e o autoatendimento são recursos que modernizam o serviço, permitindo que os clientes façam seus pedidos diretamente de um dispositivo móvel. Isso  agiliza o atendimento e aumenta o ticket médio ao oferecer sugestões adicionais no momento da compra.

1. Integração Completa de Operações

Uma das maiores vantagens de um sistema de gestão é a integração completa de operações. Isso significa que o sistema gerencia várias funções ao mesmo tempo, de forma sincronizada, desde a frente de caixa até o estoque, mesas e delivery.

Mulher sorridente utilizando sistema de gestão em tela sensível ao toque em restaurante.

Com isso, você elimina a necessidade de usar várias plataformas para cada função (uma para o delivery, outra para o controle de estoque, por exemplo), o que consequentemente evita erros e retrabalho.

Além disso, o ControleNaMão oferece integração direta com as plataformas mais populares, como iFood, Vina, Mercado Pago e Cielo, facilitando ainda mais o processo de vendas e pagamentos.

Por que o ControleNaMão é o melhor investimento para seu restaurante?

Com tantas opções no mercado, o ControleNaMão se destaca principalmente pela flexibilidade, eficiência e confiabilidade. Com mais de 5.000 sistemas implantados em todo o Brasil, o CNM é referência em soluções de gestão para o setor de alimentação.

Além disso, o sistema é totalmente em nuvem, o que permite o acesso remoto e a gestão do restaurante de qualquer lugar, facilitando o monitoramento e o controle das operações em tempo real.

Por que o investimento em um sistema pago vale a pena?

Mas por que investir em um sistema pago em vez de um gratuito? Ou por que não continuar gerenciando meu restaurante com papel e caneta? A verdade é que investir em um sistema de gestão como o ControleNaMão traz retornos que vão muito além da melhoria na eficiência operacional.

Banner do ControleNaMão com foco em sistemas para restaurantes, mostrando um restaurante ao fundo, em tom esverdeado, e uma mão segurando um celular com nosso sistema.

O suporte técnico e as atualizações frequentes evitam problemas e interrupções no serviço. A automação de processos, como emissão de notas fiscais e controle financeiro, gera benefícios fiscais que compensam o custo do sistema. Além disso, a redução de erros operacionais e o aumento da produtividade contribuem para um aumento direto na lucratividade do restaurante.

Por isso afirmamos que contratar um sistema de gestão para seu restaurante é um passo essencial para garantir o crescimento sustentável e a competitividade no mercado atual. Não perca mais tempo: faça um teste grátis, fale com um de nossos especialistas e agende uma consultoria gratuita!

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