Você pode não ter ouvido falar no termo “dark kitchen”, “ghost kitchen” ou “restaurantes virtuais” como também são conhecidos, mas já deve ter feito um pedido em estabelecimentos que utilizam este modelo de negócio.
Estes são espaços criados para o preparo de pratos que serão entregues por delivery, ou seja, não recebem clientes no salão da forma tradicional, com garçons e mesas. Os espaços são todos otimizados com fogões, panelas, bancadas e outros utensílios para o preparo dos alimentos.
Com a popularização dos aplicativos de entrega de comida e o mercado de delivery em alta, com crescimento de 20% ao ano, de acordo com números da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), este modelo de negócio tem tudo para se tornar cada vez maior no Brasil.
Principais vantagens e desafios das Dark Kitchens
O primeiro ponto que chama a atenção é o custo. Com uma operação otimizada e focada na produção, elimina-se despesas com o salão e equipe para o atendimento presencial.
Outro fator importante é a localização física. Não é necessário estar no melhor ponto da cidade, nem ter um grande terreno para estacionamento. É possível optar por imóveis menores, com aluguel mais barato, economizando ainda mais.
A cozinha, equipamentos e mão de obra podem ser compartilhados com outros estabelecimentos, utilizando o mesmo espaço de forma integrada ou em horários diferentes, tornando a operação ainda mais eficiente e econômica.
Porém, apostar em uma dark kitchen não traz somente pontos positivos. Não existir fisicamente pode exigir um esforço extra na busca por credibilidade. Por isso, apostar em produtos de qualidade, sabor e apresentação diferenciados e mostrar que o restaurante segue todas as normas de higiene e segurança podem ser formas de contornar este problema.
Aplicativos de Delivery
Até os aplicativos de delivery se interessaram pelo modelo de negócios. O Rappi e Uber Eats investem neste tipo de estrutura em outros países como Argentina, Chile, Colômbia e México.
E para uma integração perfeita entre o aplicativo de delivery com o sistema de gestão do restaurante, o ControleNaMão desenvolveu o Módulo de Delivery. Funciona de forma nativa, o que minimiza a chance de erros e potencializa a utilização dos dados.
Expectativas para as Dark Kitchens
Com as facilidades e conveniência de se pedir comida por aplicativos como iFood, 99 Food, Vina, ou redes sociais como WhatsApp e Instagram, aliados aos preços mais competitivos, o conceito de dark kitchen está cada vez mais consolidado.
A pandemia trouxe diversas mudanças no comportamento do consumidor que devem permanecer. E estar atento a estas mudanças e a forma como os clientes compram pode ser o diferencial entre o fracasso e o sucesso.