Blog do ControleNaMão

Sistema para restaurante, cafeteria, bares e lanchonetes

DRE Gerencial para Restaurantes: Qual sua importância?

DRE Gerencial para Restaurantes: Qual sua importância?

Você, leitor e empreendedor atento do blog do ControleNaMão já ouvir falar em DRE? Sabe para o que ele serve? E mais importante, sabe como criar e analisar um? Hoje iremos tratar sobre este importante relatório.

DRE – Demonstração do Resultado do Exercício – é um relatório que evidencia se as operações de um negócio, no nosso caso um restaurante (bar, pizzaria, hamburgueria, cafeteria, etc), está gerando lucro ou prejuízo dentro de determinado período de tempo. Aqui é importante diferenciar o DRE Contábil do DRE Gerencial.

mulher segurando tablet em frente a vitrine de comida.

O objetivo do DRE Contábil é cumprir os requisitos legais e fiscais, de acordo com a Lei nº 6.404/76. Este documento deve ser confeccionado anualmente junto ao Balanço Patrimonial e é obrigatório para todas as empresas, exceto o MEI, e precisa ser assinado por um contador habilitado pelo Conselho Regional de Contabilidade.

O DRE Gerencial funciona como ferramenta de apoio ao gestor para que tome decisões e controle a estratégia da empresa de maneira eficiente. Neste caso, não existe regra para os dados que devem ser emitidos, ficando a critério do próprio administrador selecionar quais informações são relevantes.

Conhecer e entender estes dados é fundamental para a sobrevivência e sucesso do seu negócio.

Para que serve a DRE Gerencial?

Este relatório confronta os dados das receitas e das despesas do seu negócio, apresentando o resultado líquido e situação operacional durante determinado período (geralmente mensal ou anual).

Com esta informação em mãos, fica mais fácil entender quais os pontos estão gerando custos e se é possível eliminá-los. E também entender o que mais gera lucro para o seu negócio.

Como criar o DRE Gerencial do meu restaurante?

Entendendo a importância deste documento, o ControleNaMão – melhor sistema para restaurantes – criou um mecanismo simples para a emissão do DRE em apenas 2 cliques! Acesse o menu “Relatórios > DRE Gerencial”.

Neste relatório é possível visualizar o seu DRE Gerencial completo! Também é possível alterar a visualização mensal e anual.

Criamos alguns filtros de locais (caso você gerencie mais de um local) e por contas cadastradas. Também é possível exportar estes dados em uma planilha do excel.

Além disso, se o seu estabelecimento necessitar de um campo específico, o ControleNaMão disponibiliza a opção de adicionar campos personalizados para que sua análise seja completa.

Informações relevantes de um DRE Gerencial

Além dos benefícios elencados acima, existem outros pontos importantes que podem ser analisados. Veja abaixo:

Regime tributário

Com o DRE é possível demonstrar o lucro do seu estabelecimento antes e após os impostos. Desta forma, fica mais fácil entender se o seu restaurante está inserido no regime tributário com menor valor.

Resultado das ações

É possível comparar períodos para analisar os resultados de ações realizadas, como entender os resultados de uma promoção ou ação com influenciadores digitais. Os investimentos realizados surtiram resultado imediato?

Potencial do negócio

O DRE apresenta um detalhamento de como está a saúde do negócio. Permite que se entenda se o restaurante tem potencial para crescer, se tem recursos para investimentos e fundos para pagar suas despesas.

Estrutura do DRE Gerencial para Restaurantes

Existem diversos pontos que devem ser considerados na elaboração de um DRE Gerencial. Embora muitos dados possam ser personalizados, para que seja de fácil entendimento geral, o relatório deve seguir a seguinte estrutura:

. Faturamento: Todos os valores que entraram no caixa durante o período (vendas a vista e a prazo).

. Gastos: Todos os valores que saíram do caixa durante o período (Impostos, CMV, royalties, fundo de marketing, embalagens, taxas de cartões, etc).

. Custos Fixos: Todos custos fixos do período (gasto com pessoal, aluguel, pró labore, água, luz, etc).

Após estes dados, temos o Resultado Operacional Bruto. Neste valor, aplicamos as, receitas e despesas financeiras, receitas e despesas operacionais, receitas não operacionais, investimentos, empréstimos e dívidas.

Realizados os acréscimos e abatimentos, temos o Resultado Operacional Líquido do período.

Saber utilizar de forma correta os dados do DRE Gerencial é fundamental para a saúde do seu negócio. Com os dados confiáveis e fácil acesso, você tem uma ferramenta para saber o momento mais oportuno para cortar gastos e se é possível fazer novos investimentos para o crescimento do seu restaurante.

Conheça as soluções que o ControleNaMão oferece para facilitar a operação do seu restaurante e Delivery.

Tags

Siga o ControleNaMão nas redes sociais