Desde que a sustentabilidade ganhou destaque, muitas idéias inovadoras vem sendo implementada em prol da natureza. Hoje, todo o cuidado com o meio ambiente tornou importante no mundo dos negócios. No setor gastronômico não é diferente, pois a idéia de um restaurante sustentável se tornou uma grande tendência mundial.
São várias medidas para ajudar a tornar o seu restaurante sustentável, desde pratos com comidas orgânicas a economia de água e luz.
Utilizando o ControleNaMão você poderá reduzir gastos drasticamente. Portanto, separamos algumas dicas para ajudar a tornar o seu restaurante um negócio sustentável e ecológico.
1. Invista no cardápio digital
Opte mudar seu cardápio físico para o cardápio digital. Desse modo, você fará edição e personalização de layout, preços e pratos de forma digital, eliminando papel e impressão diminuindo a emissão de carbono do seu negócio. Os pedidos são realizados imediatamente sem a necessidade de chamar o garçom, e podem ser enviados diretamente aos pontos de produção, oferecendo maior agilidade ao processo. Além destas vantagens, caso um item do cardápio fique indisponível, é possível retirá-lo do menu imediatamente.
2. Use comanda eletrônica
Assim como o cardápio digital, eliminando papel e impressão, o mesmo se aplica a comanda eletrônica. Alem disso, as comandas são integrado ao sistema, transmitindo instantaneamente aos pontos de produção. Ao fechar uma comanda/mesa, o sistema permite que a divisão seja feita de diferentes formas, seja por consumo de cada cliente, por número de pessoas e aceita diferentes formas de pagamento, garantindo maior praticidade e agilidade.
3. Gerencie seu estoque
Segundo um levantamento pelo World Resources Institute, Infelizmente, mais de 41 toneladas de comida são perdidas em nosso país todos os anos. Então, planeje e faça cálculos, estrategicamente, de quantidades de produtos que precisa atender seu público. A gestão de estoque do ControleNaMão, possui mais agilidade e ferramentas para que você possa tomar decisões do que deve ou não comprar.
4. Compre de produtores locais
Apoiar o negócio local também é uma atitude sustentável. Primeiramente, você economizará no tempo com transportes e combustível que contribuí para poluir o meio ambiente. Além disso, os produtores locais geralmente costumam usar pouca substancias química, como os agrotóxicos.
5. Economize energia elétrica e água
O brasileiro usa e abusa da eletricidade e da água. Nos negócios, o uso excessivo pode gerar muito prejuízo nas contas. Dessa forma, desenvolva treinamentos para seus colaboradores sobre conscientização do uso e desperdício. Efetive estruturação ou reestruture sistemas que evitem maiores gastos e opte formas de reaproveitar a água.
Gostaram das dicas?
O Sistema ControleNaMão além de facilitar o seu negócio ajuda a economizar. Quer saber mais? Envie uma mensagem e converse com um especialista!