Vantagens do Cardápio Digital para Restaurantes

cardapio digital em cima de uma mesa

Com a popularização da tecnologia, tornou-se comum as pessoas utilizarem os celulares em todos os lugares e momentos, inclusive nos restaurantes. Seja postando sobre o local em que está, seja conversando com amigos, ou mesmo passando o tempo, o smartphone é um acessório indispensável na vida da maioria das pessoas.

Agora, imagine se no seu restaurante você pudesse oferecer uma experiência interativa e moderna para o seu cliente, economizar e vender mais. Será possível?

 

O que é um Cardápio Digital?

O Cardápio Digital é uma ferramenta que está sendo utilizada cada vez mais nos restaurantes do Brasil e do mundo, aliando tecnologia, praticidade e agilidade nos pedidos e segurança para o cliente no manuseio do cardápio.

A implementação desta tecnologia deve ir além da simples digitalização do cardápio físico. É preciso entregar algo além e explorar os recursos que o dispositivo pode oferecer, como fotos, observações sobre o pedido, pagamento online.

 

Quais são os Tipos de Cardápio Digital?

O Cardápio Digital pode ser apresentado de formas diferentes, sendo bem similares entre si.

 

  • QR Code na Mesa

Neste formato, o cliente acessa um link, utilizando a câmera do celular para leitura do QR Code, e tem acesso ao cardápio no seu próprio celular. O cliente pode fazer novos pedidos pelo celular e realizar o pagamento online.

 

  • Tablet

O restaurante pode oferecer a experiência em um tablet para o cliente, que terá acesso ao cardápio, substituindo o de papel.

 

  • Cardápio Online

O Cardápio Online funciona de forma semelhante ao Cardápio Digital, disponibilizando os produtos do restaurante por meio de um link, que pode ser compartilhado via WhatsApp e redes sociais.

 

Vantagens do Cardápio Digital

  • Otimização do atendimento

Uma grande vantagem do Cardápio Digital é a agilidade para a realização de pedidos.

Com o Cardápio disponível no seu aparelho celular, é possível fazer o pedido inicial, ou complementares, como uma bebida adicional ou novos pratos, de forma rápida, sem a necessidade de um garçom tirar o pedido.

 

  • Menos chance de erros nos pedidos

O cliente terá acesso a todos os itens do cardápio e poderá escolher o seu pedido. Adicionais, complementos e observações como o ponto da carne ou retirar determinado ingrediente do prato serão adicionados pelo próprio cliente, minimizando erros de comunicação.

 

  • Equipe dedicada ao atendimento

Com a automatização dos pedidos, sua equipe de salão poderá dedicar mais tempo ao atendimento ao cliente, dando mais atenção e qualidade ao relacionamento.

>> Leia mais: Dicas de atendimento para fidelizar seu cliente!

 

  • Atualização do Cardápio

O Cardápio Digital oferece a praticidade de atualização de itens e preços, sem a necessidade de reimpressão de todos os cardápios ou colocação de adesivos com a atualização de preços.

Além disso, é possível retirar temporariamente itens que não estejam disponíveis naquele momento, sem prejudicar a experiência do cliente.

 

  • Apresentação diferenciada

Com o Cardápio Digital é possível encantar o cliente, criando uma narrativa sobre o prato e explicando os ingredientes utilizados. Também é possível adicionar fotos detalhadas, valorizando ainda mais o produto.

 

  • Segurança e higiene

Os cardápios impressos geralmente se desgastam e perdem seu brilho com o uso. Com o uso do Cardápio Digital, o cliente irá manipular somente o seu próprio aparelho, sem a necessidade de compartilhar o cardápio com outras mesas.

 

  • Aumento do ticket médio dos pedidos

O Cardápio Digital possibilita o aumento do ticket médio dos pedidos com promoções, combos, sobremesas e complementos.

Com os pedidos sendo feitos de forma instantânea, sem a necessidade de encontrar um garçom disponível no momento, a chance de desistência de um pedido diminui drasticamente.

 

  • Integração com o sistema de gestão

O Cardápio Digital pode estar integrado ao sistema do estabelecimento, enviando automatizando os pedidos para os pontos de produção (cozinha, bar), tornando o processo muito mais ágil.

 

  • Formas de Pagamento

É possível oferecer, além das formas de pagamento convencionais já utilizadas pelo próprio restaurante, o pagamento online, gerando ainda mais conforto e praticidade aos clientes.



Como Implementar o Cardápio Digital no seu Restaurante?

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